O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Curso reforça o empoderamento feminino

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 01 out 2017 21:00 Data de Atualização: 07 fev 2018 08:57


A dinâmica da teia, realizada na primeira aula, demonstra bem a importância da união e da participação das mulheres na comunidade. Na brincadeira, em que um rolo de barbante é jogado aleatoriamente durante a apresentação pessoal, cada mulher teve que segurar firme a sua parte para que a trama da teia não fosse desfeita. Esta também é a filosofia do programa Mulheres Sim, que o Câmpus Canoinhas está desenvolvendo com um grupo de mulheres do Bairro Piedade. O sucesso da brincadeira, do programa e da vivência em sociedade dependem do trabalho em grupo, da ajuda mútua, da participação efetiva e da vontade de aprender.


O trabalho em rede faz parte da filosofia do programa Mulheres Sim, que busca o empoderamento feminino por meio da valorização da mulher e do acesso aos direitos, cidadania e possibilidades de geração de renda. O programa é destinado a mulheres com mais de 15 anos, em vulnerabilidade social e preferencialmente sem escolaridade. Neste ano, a parceria com a Prefeitura de Canoinhas, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Casa da Cidadania de Canoinhas e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), possibilitou a oferta do curso a moradoras dos conjuntos habitacionais Nossa Senhora Aparecida I e II, contempladas pelo Programa Minha Casa Minha Vida.


Conforme a coordenadora local do Mulheres Sim, Jeniffer Silva, a proposta de desenvolver o programa junto a esta comunidade tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de políticas públicas. Os dois conjuntos foram inaugurados em outubro do ano passado e envolveram o deslocamento simultâneo de 392 famílias para o Bairro Piedade. “Os empreendimentos significam um marco na viabilização do direito à moradia no município. Mas, ao mesmo tempo, implicam na articulação de todos para o atendimento de outros direitos sociais fundamentais, tais como educação, saúde, alimentação, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados”, justifica.


Para as alunas Rose de Lima e Eliane Ferreira da Silva, participar do curso é uma oportunidade muito valiosa que querem aproveitar da melhor maneira possível. “Achei a proposta muito interessante. Cada dia, volto pra casa com a reflexão de que juntas somos mais fortes”, conta Rose, que, no passado, não teve oportunidade de estudar. “Agora, é um momento importante da minha vida”, destaca. A colega, Eliane, também está feliz com o que tem aprendido no curso. “Gosto de aprender coisas novas pra aplicar no dia a dia. Quero ter mais chances no mercado de trabalho”, afirma.


As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras no IFSC e no Cras do bairro e envolvem conteúdos interligados de cidadania, saúde, cultura, história, geografia, vivências matemáticas e informática, entre outros, atividades de empreendedorismo e oficinas de geração de renda nas áreas de alimentação e artesanato. “Estou adorando esse curso. A gente aprende muito e se diverte também. A gente sai alegre das aulas”, comenta a aluna Valdineia Aparecida Geraldo.


Esta é a quarta edição do Mulheres Sim no Câmpus Canoinhas. Em 2014, foram desenvolvidas ações junto a beneficiárias do programa Bolsa Família na comunidade do bairro Campo da Água Verde. No ano de 2015, as ações foram realizadas com trabalhadoras rurais vinculadas à cultura do fumo na comunidade de Rio Vermelho, no município de Irineópolis. No ano passado, o programa foi executado junto ao Presídio Regional de Mafra, com mulheres em situação de privação de liberdade.


Por Liane Dani | Jornalista IFSC

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.