Pular para o conteúdo

Notícias

IFSC é credenciado como Núcleo de Línguas do programa Idiomas sem Fronteiras

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 fev 2018 18:41 Data de Atualização: 23 fev 2018 18:49

O IFSC foi um dos 16 institutos federais escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) para implementar um Núcleo de Línguas do programa Idiomas sem Fronteiras (NuCli-ISF). O credenciamento vai viabilizar o fortalecimento das ações desenvolvidas pela Instituição na área de línguas e possibilitar acesso às atividades do ISF, como oferta de cursos e aplicação de testes de proficiência. O resultado da seleção feita pelo ministério foi divulgado em dezembro e agora o IFSC trabalha na estruturação do núcleo.

A coordenação do núcleo do IFSC vai ficar com a professora Lênia Pisani Gleize, do Câmpus Florianópolis, e a sede vai ser na Assessoria de Assuntos Estratégicos e Institucionais da Reitoria. As primeiras ações que a criação do NuCli vai permitir são a aplicação do teste Toeic (Test of English for International Communication) e a oferta dos cursos My English Online com tutoria de professores do IFSC. “Esse é um curso muito bem elaborado. Antes só universidades poderiam oferecer”, comenta Lênia.

O teste Toeic é um exame de nivelamento em língua inglesa voltado para a atuação profissional (diferente do Toefl, usado no meio acadêmico) comprado pelo governo federal e oferecido gratuitamente para alunos e servidores da instituição aplicadora. No IFSC, ele vai ser aplicado duas vezes por ano.

“Ter um Núcleo de Línguas vai fortalecer muito a nossa área de idiomas e representa muito para o IFSC. Quem não precisa conhecer outros idiomas hoje em dia?”, pergunta Lênia, lembrando que estudantes que dominam outras línguas têm acesso a mais informações por meio de artigos e livros estrangeiros.

Para saber mais sobre o Núcleo, acesse a Chamada Pública 100/2017 do MEC ou ligue para (48) 3877-9010.

INSTITUCIONAL