O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Araranguá realiza primeiro Encontro Catarinense de Licenciaturas

EVENTOS Data de Publicação: 08 mar 2018 17:20 Data de Atualização: 08 mar 2018 17:30

Os cursos de licenciatura terão um espaço para troca de experiências e reflexões sobre a formação de professores, especialmente das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Organizado pelo curso de licenciatura em Física do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o primeiro Encontro Catarinense de Licenciaturas (Eclic) vai reunir professores e estudantes de diferentes instituições da região Sul do Brasil. O evento está marcado para os dias 26 e 27 de abril.

Além de palestras e minicursos, haverá espaço para exposição de pôsteres e comunicações orais de trabalhos de estudantes e professores, com o objetivo de divulgar pesquisas e práticas pedagógicas desenvolvidas pelas instituições. O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 20 de abril. As orientações constam no site do evento (clique aqui para acessar).

Professor do curso de licenciatura em Física do Câmpus Araranguá e coordenador do evento, Bruno Leal Dias explica que a intenção dos organizadores é consolidar um espaço para reflexões e aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura recentemente criados.

“Vivemos recentemente um período de rápida expansão da rede federal de ensino e de criação de diversos cursos de licenciatura na área de Ciências. Neste contexto, percebemos um esforço de cada curso no sentido de se estabelecer e se organizar com espaços adequados, corpo docente, grupos de pesquisa. Agora, com os cursos mais ou menos bem estabelecidos, consideramos que existe um grande potencial neste intercâmbio entre os diferentes cursos e câmpus”, afirma.

A expectativa dos organizadores é que o Eclic atraia estudantes e professores dos cursos de licenciatura de Santa Catarina e estados vizinhos. “O encontro irá promover uma troca de conhecimentos a serem usados como referência sobre o que funciona ou não em uma determinada realidade, promovendo o fortalecimento das licenciaturas, a colaboração entre pesquisadores, cursos e instituições”, afirma Bruno. “Além disso, é fundamental na formação dos estudantes a socialização das práticas e pesquisas. É uma grande oportunidade para trocarem experiências, conhecerem diferentes visões de ensino e serem protagonistas de sua formação”, destaca.

Programação

O encontro começa no dia 26, às 14h, com a realização de minicursos sobre tecnologias para a educação (confira a programação). A abertura oficial está marcada para as 19h, no auditório do Câmpus Araranguá do IFSC (Avenida XV de Novembro, 61, Aeroporto), com a mesa-redonda “Mulheres na ciência: desafios e contexto”, com as pesquisadoras do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Marcia Barbosa e Daniela Pavani e a egressa do Câmpus Araranguá e doutoranda do programa de Educação Cientifica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Helen Clemes.

Também professor de Física da UFRGS, o pesquisador Fernando Lang fará duas palestras durante o encontro. A primeira, às 20h50 do dia 26, abordará o tema “Física Instigante nas postagens do Pergunte ao Cref”. No dia seguinte, às 19h, o professor dará a palestra “'Sobre a forma da Terra”.

O IFSC possui atualmente quatro cursos de Licenciatura: dois de Física, nos câmpus Araranguá e Jaraguá do Sul, e dois de Química, nos câmpus Criciúma e São José. Em Santa Catarina, a rede federal também conta com cursos de Licenciatura ofertados pela UFSC, Instituto Federal Catarinense (IFC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), além de outras instituições de ensino superior públicas e particulares.

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.