O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicação reúne receitas testadas e aprovadas por crianças em projeto de extensão

EXTENSÃO Data de Publicação: 22 mar 2018 15:54 Data de Atualização: 22 mar 2018 16:04

Cupcake de abóbora, coxinha de legumes com massa de aipim, pizza de brócolis, panqueca de banana. Nutritivas, acessíveis e - não menos importante - saborosas, essas e outras 22 receitas testadas e aprovadas pelo exigente paladar infantil estão disponíveis no livro "Aventuras na cozinha: descobrindo sabores", resultado final de projeto de extensão desenvolvido no Câmpus Florianópolis-Continente.

Executado por uma equipe formada por uma servidora técnico-administrativa, três professoras e dez alunos bolsistas e voluntários, o projeto "Nutrição e saúde na alimentação infantil: unindo saberes para a promoção da saúde" promoveu dez encontros quinzenais no Centro de Educação Infantil (CEI) São José, nos quais crianças de 5 a 6 anos tiveram a oportunidade de experimentar preparações feitas com ingredientes nutricionalmente saudáveis. A técnica em audiovisual Carolina Daufemback Henrique, coordenadora do projeto, explica que numa fase anterior o trabalho foi realizado por uma equipe menor em uma escola particular do bairro Coqueiros. A partir dessa experiência, surgiu a proposta de se ampliar e formalizar o projeto de extensão, que recebeu recursos do Edital Aproex n.1/2017 e do Câmpus Florianópolis-Continente.

Por meio de questionários preenchidos pelos pais, buscou-se paralelamente identificar os hábitos alimentares das famílias. De acordo com a professora Patrícia Matos Scheuer, uma das participantes do projeto, foi possível constatar a dificuldade das mães e pais para oferecer alimentos "de verdade" para as crianças, que têm alimentação em muitos casos baseada em produtos industrializados altamente processados. "Nós percebemos inclusive que muitas crianças têm ojeriza à cor natural dos alimentos, como o espinafre, por exemplo, porque não estão acostumadas a ter esse tipo de produto em casa", observa Patrícia.

Nas visitas, a equipe ofereceu às crianças preparações saudáveis planejadas para situações de lanche, jantar leve ou para serem levadas na lancheira, como bolinhos, pizzas, panquecas ou salgadinhos, elaboradas com ingredientes integrais, vegetais frescos e processos de cocção mais saudáveis. Na análise sensorial, as crianças identificavam se haviam apreciado ou não o sabor dos quitutes por meio de uma escala hedônica, identificando seu grau de satisfação por meio de emojis (carinhas alegres, tristes ou indiferentes).

Os testes para a seleção das receitas levaram em consideração o custo das preparações, a possibilidade de que as receitas pudessem ser preparadas de forma prática em casa e o quanto eram saudáveis. Feita a escolha, as 26 melhores foram organizadas no livro, que teve alguns exemplares impressos e distribuídos aos pais das crianças que participaram do projeto, no final das atividades. O encerramento do projeto contou também com uma visita das crianças do CEI São José ao Câmpus Florianópolis-Continente, onde puderam conhecer os laboratórios dos cursos da área de gastronomia e as demais dependências do câmpus. A versão on-line do livro "Aventuras na cozinha: descobrindo sabores" está disponível no Portal do IFSC, na página de Livros e Periódicos

Merenda escolar

Também com foco na alimentação de crianças em idade escolar, mas em outra frente, o projeto "Inovação dos cardápios e formação das cozinheiras da alimentação escolar da Prefeitura Municipal de Florianópolis" vai atuar junto a nutricionistas e merendeiras das escolas da rede municipal da capital. A ideia é propor inovações no cardápio do Programa de Alimentação Escolar do Município, por meio do desenvolvimento de novas receitas que sejam econômicas, nutritivas e saborosas para as crianças. O projeto foi contemplado no edital Aproex 3 e será executado até dezembro de 2018.

EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.