O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos do Câmpus Tubarão recebem primeiros certificados da Academia Cisco

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 10 abr 2018 10:47 Data de Atualização: 10 abr 2018 10:54

Estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Tubarão receberam os certificados de conclusão do primeiro módulo do curso da Academia Cisco. Foi a primeira vez que os estudantes do Câmpus tiveram a oportunidade de participar do programa de responsabilidade social da Cisco Systems, multinacional do ramo de redes e comunicações. A entrega dos certificados representa um passo importante no processo de qualificação dos futuros profissionais formados pelo IFSC.

No total, 15 estudantes da terceira fase do curso receberam os certificados. A entrega ocorreu no dia 3 de abril e foi realizada pelo coordenador do curso, Alexssandro Cardoso Antunes, e pela diretora-geral do Câmpus Tubarão, Consuelo Sielski.

O Câmpus Tubarão se tornou uma Academia Local Cisco em junho do ano passado. Dessa forma, os estudantes matriculados na disciplina de Redes de Computadores puderam cursar, paralelamente à disciplina, em um ambiente virtual da própria empresa, o primeiro de quatro módulos da Academia, que prepara os alunos para uma prova de certificação da empresa.

“Os estudantes que obtiveram êxito neste ambiente virtual, que conta com mídias interativas, exercícios, tarefas, simuladores, atividades avaliativas, receberam um certificado direto da Cisco. É um diferencial para os alunos. Além de cursar a unidade curricular, eles simultaneamente têm essa possibilidade de receber um certificado, o que acaba os capacitando para uma prova futura de certificação da Cisco”, afirma Alexssandro. O professor explica que a certificação é importante para uma qualificação dos futuros profissionais frente ao mercado de trabalho. “Muitas empresas que usam equipamentos Cisco acabam contratando profissionais aprovados nessa prova de certificação. Estamos inovando, na medida em que preparamos os estudantes para esta prova. Pretendemos agora ofertar os outros do curso”, destaca.

Oportunidade

Estudante da terceira fase do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Luís Felipe Mattos, 19 anos, já havia feito o mesmo curso no Senai, onde estagia atualmente. “É bem importante que o IFSC possa fazer essa certificação. Para as pessoas que querem atuar com tecnologia de comunicação e rede de computadores, o curso é a base. E é bom também para o profissional de desenvolvimento de sistemas, que vai saber o que pode fazer com redes de computadores e uma hora ou outra vai aplicar este conhecimento”, afirma Mattos, que possui curso técnico em Redes de Computadores pelo Senai e curso técnico em Informática pelo IFSC.

Para Vinícius Gonçalves, 26 anos, que trabalha há sete anos com informática e também possui um curso técnico em Redes de Computadores pelo Cedup, o curso é uma oportunidade na região para ter acesso a recursos da empresa.

“Na minha opinião, foi uma ótima oportunidade. Raramente vimos os tipos de dispositivos que fazem parte do curso na nossa região. As ferramentas que utilizamos também auxiliaram para obtermos um amplo conhecimento, pois elas disponibilizam uma didática mais prática, que nos proveu uma experiência muito próxima à real e que vamos encontrar no mercado de trabalho”, diz Vinícius. “No meu caso, que atuo como analista de TI em uma concessionária de veículos, agregou muito ao meu conhecimento na área e aprimorou minhas habilidades”, afirma.

Novos módulos

O curso possui quatro módulos no total e o Câmpus Tubarão oferece o primeiro módulo neste momento. A intenção agora é ofertar os outros três módulos, seja vinculado à grade curricular do curso superior ou em um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). O Câmpus adquiriu recentemente kits da empresa que vão permitir a oferta dos demais módulos.

De acordo com o professor Alexssandro, um curso similar no mercado, pode variar entre R$ 800 e R$ 1,5 mil por módulo. No IFSC, não há custos para o estudante acessar o ambiente virtual da Academia Cisco e realizar o curso.

CÂMPUS TUBARÃO ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.