O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Inscrições para o Encceja 2018 terminam nesta sexta

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 26 abr 2018 07:00 Data de Atualização: 03 mai 2018 12:02

Terminam nesta sexta-feira (27) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. O Encceja permite aos candidatos obter certificação de Ensino Fundamental ou Médio e o IFSC é uma das instituições certificadoras. O exame pode ser feito por jovens e adultos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no dia da realização das provas; que não tenham concluído ainda o Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas no site do Encceja

As provas do Encceja 2018 serão aplicadas em todas as unidades da Federação e ocorrerá no dia 5 de agosto de 2018, para os Ensinos Fundamental e Médio. Para fazer a prova de Ensino Médio não é necessário ter o Ensino Fundamental completo. O único pré-requisito para buscar o certificado de nível médio é ter 18 anos ou mais. Ou seja, os interessados podem finalizar as duas etapas em apenas uma prova: Encceja Ensino Médio.

O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, entre outros.

Para certificação do Ensino Fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, enquanto que para a certificação do Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos completos no dia de aplicação da prova. O Encceja oferece atendimento especializado e específico, além de atendimento pelo nome social, para participante travesti ou transexual que quiser tratamento pela sua identidade de gênero. Os atendimentos especializados, específicos e os auxílios ou recursos de acessibilidade devem ser solicitados durante a inscrição.

O programa de conteúdos para o Exame é o seguinte:

Para o Ensino Fundamental:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
Matemática;
Historia e Geografia;
Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
Matemática e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

Preparação para o Encceja

Para se preparar para o exame, o Inep disponibiliza em sua página na internet o material didático pedagógico de apoio aos participantes e professores. Todos aqueles que tenham realizado o Encceja Nacional em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação na área de conhecimento, poderão inscrever-se novamente no Exame para eliminação do componente curricular desejado, caso tenham interesse.

Para mais informações acesse o edital ou o site do Exame

GOVERNO FEDERAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.