O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário de Educação de Surdos marca início de parceria entre Câmpus Palhoça Bilíngue e Ines

EVENTOS Data de Publicação: 15 mai 2018 17:15 Data de Atualização: 16 mai 2018 14:45

O seminário “Diálogos e Aprofundamentos na Educação de Surdos”, realizado nos dias 8 e 9 de maio, no auditório do Atrium Offices, no Passeio Pedra Branca, e no Câmpus Palhoça Bilíngue, reuniu mais de 200 pessoas, de diferentes cidades da região sul do Brasil, dentre elas estudantes, professores da rede pública de ensino, tradutores e intérpretes de língua de sinais, pesquisadores e comunidade surda, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e metodologias relacionadas à educação de surdos.

A abertura do evento, promovido pelo IFSC Palhoça Bilíngue, em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), contou com a presença do pró-reitor de ensino, Luiz Otávio Cabral, representando a reitora do IFSC, da diretora-geral do câmpus, Carmem Cristina Beck, do diretor-geral do Ines, Marcelo Ferreira de Vasconcelos Cavalcanti, da responsável pela área de educação especial do município de Palhoça, Clarice Maria dos Santos Galvão, representando a secretária municipal de educação, Shirley Nobre Scharf, e da presidente da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, Sandra Lúcia Amorim.

A realização do evento é o início da consolidação de uma parceria entre as duas instituições: Ines e Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC. “Houve uma troca muito boa de experiências entre os profissionais das duas instituições, levando em consideração a realidade de cada uma na educação de surdos. Esse é o início de um convênio que vem sendo alinhavado entre as duas direções”, comentou o diretor-geral do Ines, Marcelo Ferreira de Vasconcelos Cavalcanti.

As atividades da tarde do primeiro dia do evento (8) envolveram as seguintes temáticas: educação bilíngue para surdos: concepções e implicações práticas, ministrada pelo tradutor e intérprete de Libras do Ines, Ramon Santos de Almeida; tradução e interpretação da Libras, com a exposição da professora do IFSC, Silvana Nicoloso; e língua portuguesa como segunda língua para surdos, apresentada pela professora do Ines, Verônica de Oliveira Louro Rodrigues.

Já no período da noite, a importância da Libras no contexto escolar, social e familiar foi o tema da palestra das professoras surdas do Ines, Vanessa Alves de Sousa Lesser e Renata Carvalho Rocha. Na sequência, teve ainda a realização de uma mesa redonda sobre tecnologias e educação bilíngue, mediada pela professora do curso de tecnologia em produção multimídia do IFSC Palhoça Bilíngue, Fabiana Bubniak, com a participação dos professores do IFSC, Daniela Satomi Saito e Bruno Panerai Velloso, que abordaram o tema tecnologias para comunidades: a língua de sinais em foco; do técnico em ilustração e animação do câmpus, Diego Urrutia, falando sobre a produção de materiais bilíngues; e da professora do Ines, Alessandra Sirvinskas, que tratou dos recursos didático-pedagógicos.

O segundo dia do evento contou com a realização de oficinas ministradas por profissionais das duas instituições proponentes (IFSC e Ines) e outras parceiras, como Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O grupo de teatro da Associação de Surdos da Grande Florianópolis também fez uma participação especial durante o intervalo das atividades.

A movimentação em torno do evento parece ter agradado aos alunos. "Eu gostei bastante do seminário pelo compartilhamento do conhecimento e pela possibilidade de perceber a realidade das duas instituições. Espero que tenham outros eventos desta natureza no câmpus”, comentou a estudante surda do curso de Pedagogia Bilíngue (Libras/Português), Thalita Aparecida Correia de Lima, que além de participante ajudou na monitoria do evento.

“Nossa intenção com essa parceria, além da realização do evento, é agregar a experiência centenária do Ines na área de educação de surdos ao IFSC Palhoça Bilíngue, pois somos uma instituição profissional e tecnológica que agrega dois eixos formativos: educação bilíngue e multimídia, os quais podem dar suporte à produção de materiais didáticos bilíngues (Libras/Português) que podem ser utilizados em todo o Brasil, bem como atuar na formação de profissionais, nos tornando referência na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no que diz respeito à educação de surdos", destacou a diretora-geral do IFSC Palhoça Bilíngue, Carmem Cristina Beck.

Confira mais fotos do evento em nossa página no Facebook.

EVENTOS CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.