Prazo para inscrições no Desafio IFSC de Ideias Inovadoras é prorrogado

INOVAÇÃO Data de Publicação: 05 jun 2018 14:00 Data de Atualização: 12 jun 2018 09:15

19 de junho é o último dia para as inscrições para que alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados participem do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2018. Em sua terceira edição, a competição vai premiar com R$ 15 mil a equipe que desenvolver o melhor projeto inovador. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível na página do Desafio IFSC 2018.

A iniciativa é uma promoção do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) e visa, principalmente, estimular a cultura do empreendedorismo, preparando os alunos para os desafios do mercado e para perceber e aproveitar as oportunidades de negócios inovadores; além de ampliar as oportunidades de atuação profissional dos egressos do IFSC, extrapolando o ambiente acadêmico ou corporativo; bem como promover a formação de profissionais mais criativos, inovadores, com visão empreendedora e que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do país. Complementar a formação teórica e técnica dos alunos, estimulando a realização de atividades de pesquisa aplicada e o desenvolvimento de competências empreendedoras também é outro objetivo do Desafio.

As equipes devem ser formadas por até quatro alunos e ter obrigatoriamente um servidor como mentor. Não podem participar alunos com previsão de conclusão de curso antes de 1º de dezembro de 2018. Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis para participar.

O Desafio IFSC 2018 será realizado em quatro fases. Na primeira, as equipes fazem a inscrição de seus componentes e da ideia inovadora que pretendem desenvolver. Na segunda, após capacitação para o empreendedorismo, fazem a submissão e avaliação do formulário do modelo de negócio. As 15 equipes com melhor desempenho passam para a terceira fase, apresentando suas ideias em um evento pitch (modelo de evento no qual as apresentações são feitas sucintamente, em cinco a sete minutos) realizado no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2018), em setembro. No Sepei serão anunciados os dez vencedores, que receberão os prêmios entre R$ 15 mil (1º colocado) e R$ 2 mil (8º ao 10º colocados) e terão até maio de 2019 para executar os Planos de Aplicação do prêmio.

Para ler todas as informações sobre o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2018, acesse o regulamento disponível na página da competição, onde também estão os demais documentos necessários para a participação.

Mais oportunidade

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) também lançou uma competição similar ao Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, chamado de Concurso Universitário de Negócios Inovadores. Neste concurso os alunos também inscrevem uma ideia inovadora e tem acesso a um ambiente virtual com conteúdo sobre empreendedorismo e inovação. As equipes inscritas no Desafio IFSC que comprovarem que também se inscreveram no Concurso Universitário de Negócios Inovadores do Sebrae/SC recebem uma pontuação bônus de 10 pontos. As inscrições no Concurso do Sebrae são gratuitas e poderão ser feitas online até as 19h do dia 17 de junho, por meio do endereço eletrônico http://concurso.sebrae-sc.com.br no menu “Participe”. O Sebrae/SC irá premiar as melhores equipes com 5 viagens ao Vale do Silício e 5 iPad Mini.

INOVAÇÃO