O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos de Mecatrônica desenvolvem máquina para gravação a laser

INOVAÇÃO Data de Publicação: 12 jun 2018 11:15 Data de Atualização: 12 jun 2018 13:04

A vontade de sempre querer mais, de ir além e de abrir o próprio negócio. Essa é a justificativa que uniu um grupo de alunos de Engenharia Mecatrônica, do Câmpus Florianópolis, para arregaçar as mangas, constituírem a 6S_Mecatrônica, desenvolverem a Drill Vision, e serem um dos vencedores da edição 2017 do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

Na época cursando a 5ª fase da graduação, Wayne Albuquerque, Victória Zanetti Gallo, e Luiz Henrique Seidler de Meneses, com o apoio do professor e co-orientador Maurício Edgar Stivanello foram desafiados. “O normal para esse período da faculdade era máquina de um eixo. Desenvolvemos, em quatro meses, o primeiro projeto de material de sucata com três eixos para uma disciplina do curso. O segundo projeto, Drill Vision, já foi a máquina para o Desafio IFSC, com o mesmo número de eixos, no qual trabalhamos seis meses”, conta Wayne. 

A Drill Vision é um equipamento modular constituído por uma fonte laser de Diodo de baixa potência (1 Watt) que faz processos de manufatura, como por exemplo marcação e gravação em diversos tipos de materiais, principalmente em MDF e polímeros. Ela captura imagens, quando conectadas a notebook ou desktop, que tenha instalado o software, também desenvolvido pelo grupo na disciplina Projeto Integrador, para gravação e para o tratamento dessa imagem. “Depois a figura é reproduzida no material escolhido para o trabalho”, explica Luiz Henrique. Atualmente, eles atuam com um software terceirizado, mais complexo. “Queremos adaptar o nosso software com alguns recursos desse que estamos usando hoje, a fim de deixarmos o nosso um pouco mais avançado, mas com atribuições que realmente vamos usar”, esclarece Wayne.

Por motivos financeiros e pela disponibilidade, a equipe utilizou alguns laboratórios do Câmpus Florianópolis, assim como as ferramentas disponíveis nos locais. Isso se deu ao fato dos integrantes da equipe serem bolsistas em alguns programas de ensino, pesquisa e extensão. “Desenvolvíamos o projeto em todas as horas livres. Foi difícil conciliar a faculdade mais o projeto do Desafio. Precisamos ter organização e disciplina”, relata Victória. “Eu apenas observava, porque eles tinham bastante autonomia”, ressaltou Stivanello. 

Os orçamentos causaram alguns contratempos, tendo em vista que várias metalúrgicas não responderam os e-mails no prazo, e quando respondiam num curto espaço de tempo, só resolviam efetivamente as demandas encaminhadas pela 6S Mecatrônica depois de muita insistência. Fora esses contratempos o projeto ocorreu como esperado. “Lidar com o prazo de empresas terceirizadas, “de fora” é muito ruim, mas assim aprendemos também sobre a parte de negócios”, argumenta Victória. 

Futuro

Com a Drill Vison, a 6S_Mecatrônica tem como proposta oferecer a produção de itens personalizados, customização de itens já existentes, de forma fácil, rápida e segura. “Queremos atuar com o aluguel consignado da máquina para papelarias, eventos, e afins. “O Desafio dá oportunidade dos alunos saírem do clássico, que é estudar para trabalhar para alguém, e começarem a trabalhar pra si mesmos”, destaca Wayne. 

A máquina já está terminada e em pleno uso, gravando imagens em chaveiros, cadernos, tábuas de churrasco e outros objetos. O projeto já se encontra no passo de reformulação e readequação do equipamento visando aumentar o desempenho, reduzir os custos e aumentar a capacidade de demandas.

Desafio 2018

19 de junho é o último dia para as inscrições para que alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados participem do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2018. Em sua terceira edição, a competição vai premiar com R$ 15 mil a equipe que desenvolver o melhor projeto inovador. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível na página do Desafio IFSC 2018.

A iniciativa visa, principalmente, estimular a cultura do empreendedorismo, preparando os alunos para os desafios do mercado e para perceber e aproveitar as oportunidades de negócios inovadores; além de ampliar as oportunidades de atuação profissional dos egressos do IFSC. 

Para ler mais informações sobre o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2018, acesse o regulamento disponível na página da competição, onde também estão os demais documentos necessários para a participação.

INOVAÇÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.