O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Técnico em Meio Ambiente é a novidade entre os cursos ofertados pelo Câmpus Criciúma

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 14 jun 2018 11:16 Data de Atualização: 14 jun 2018 11:29
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 3 de julho para os cursos técnicos voltados para quem cursa ou já concluiu o Ensino Médio. O Câmpus Criciúma oferta os cursos Técnico Concomitante em Meio Ambiente, Técnico Subsequente em Edificações e Técnico Subsequente em Eletrotécnica.
 
A novidade ofertada neste edital é o curso Técnico em Meio Ambiente. Serão ofertadas 40 vagas no período noturno, na modalidade concomitante, isto é, para ingressar, o estudante deverá ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio até a data da matrícula. O curso é gratuito e tem a duração de quatro semestres, com carga horária de 1200 horas/aula.
 
Como infraestrutura, o IFSC oferta biblioteca e videoteca com acervo específico, laboratório de Biologia, Bioquímica e Microbiologia, laboratório de Química, laboratório de Processos Químicos, laboratório de Solos, laboratório de Informática e salas de aula equipadas com projetores multimídia. Além destes espaços, o Câmpus Criciúma conta com uma área verde que tem sido utilizada em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
 
De acordo com o professor de Biologia do Câmpus Criciúma, Pedro Rosso, o Técnico em Meio Ambiente é uma nova oportunidade de formação profissional que o IFSC apresenta à comunidade do sul catarinense, especialmente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). “Ele tem o diferencial de ser concomitante, possibilitando que estudantes que estão cursando o Ensino Médio possam fazer paralelamente um curso profissionalizante, além, é claro, de pessoas que já concluíram o Ensino Médio também poderem concorrer a uma das vagas”, afirma.
 
O profissional técnico em Meio Ambiente atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem; auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental; coleta e interpreta informações e dados ambientais; e opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos, entre outras atividades.
 
“Destaco que nossa região é uma das áreas de Santa Catarina com maior impacto ambiental em razão das atividades humanas, especialmente aqueles ligados a exploração do carvão. Atualmente, outras atividades econômicas também causam impactos ao meio ambiente. Contudo, eliminar estas atividades não seria a solução. Pelo contrário, tornar estas atividades ambientalmente seguras e sustentáveis, além de viáveis economicamente, é o grande desafio. E é justamente para este desafio que propomos formar técnicos em meio ambiente aptos para intervir nesta realidade, propondo e realizando ações para controle, mitigação e/ou eliminação de impactos ambientais locais e regionais, sempre pautado nos fundamentos técnico-científicos. É desta forma que o profissional técnico em Meio Ambiente vai contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região sul catarinense”, explica o professor Pedro Rosso. 
 
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal de Inscrições do IFSC. Quem não tiver acesso a um computador com internet pode ir a um dos câmpus do IFSC, onde há computadores disponíveis para a realização das inscrições. O prazo vai até o dia 3 de julho e não há taxa de inscrição.
 
O processo seletivo será feito por meio de sorteio público, no dia 5 de julho. O sorteio vai considerar a reserva de 50% das vagas para candidatos oriundos de escola pública e as subdivisões dentro dessa reserva de vagas, que usam critérios socioeconômicos e raciais e, ainda, as cotas para pessoas com deficiência (PCD). A matrícula dos alunos selecionados ocorrerá de 11 a 13 de julho.  
 
Acesse o Guia de Cursos
 
Todas as informações sobre o processo seletivo devem ser consultadas no Edital 09/DEING/2018-2, disponível no Portal do IFSC
 

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

ESTUDE NO IFSC

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.