O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC recebe dirigentes de institutos federais na Reditec Sul

EVENTOS Data de Publicação: 14 jun 2018 17:30 Data de Atualização: 14 jun 2018 17:43

O Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebe de 19 a 21 de junho a primeira edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul (Reditec Sul). Participam do encontro os reitores, pró-reitores e diretores-gerais dos câmpus dos seis institutos federais da Região Sul.


O tema em debate será “Impacto dos institutos federais no desenvolvimento regional: interiorização, inclusão e transformação”. Os institutos federais (IFs) completam em 2018 uma década de sua criação, por meio da Lei 11.892/2008. Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, esse é um momento relevante para debater o impacto dos IFs nas regiões em que estão inseridos. “Temos muitos avanços nos 10 anos, mas precisamos também nos concentrar nos desafios que temos pela frente Na consolidação dos câmpus”, diz.


Para o diretor-geral do Câmpus Lages, Thiago Meneghel Rodrigues, o tema do evento é importante para a região serrana, que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina e onde o impacto de um câmpus de instituto federal é maior. “Ficamos felizes em receber um evento como esse. Neste momento de desafios mais se faz necessária a integração das instituições e o compartilhamento de informações”, comenta.


A primeira edição do evento é resultado de uma demanda que veio dos diretores-gerais de câmpus, segundo Maria Clara. O Sul será a primeira região a organizar uma Reditec local (o evento é realizado nacionalmente, com representantes de institutos federais de todo o país, desde 1977). 

“Queremos que as reuniões regionais sejam uma preparação para a nacional Essa é uma ideia nossa para a Reditec 2019, que vamos sediar junto com o Instituto Federal Catarinense (IFC)”, diz a reitora. A edição 2019 da Reditec nacional vai ocorrer em Camboriú, no Vale do Itajaí.


Os seis institutos federais da Região Sul e que terão representantes no evento são, além do IFSC, o Instituto Federal Catarinense (IFC), o do Paraná (IFPR), o Farroupilha (IFFar), o do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Sul-Rio-Grandense (IFSul).

Programação

A palestra de abertura do evento, no dia 19, terá como tema “Os impactos dos institutos federais no desenvolvimento regional”, com o professor Luís Enrique Aguilar, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A palestra de abertura será aberta ao público e terá transmissão pelo canal da IFSC TV no YouTube (youtube.com/ifsccomunicacao). 

No segundo dia, começam as oficinas temáticas, as reuniões dos fóruns e a mesa-redonda “Os 10 Anos da Rede Federal – avanços e desafios”, com participação da secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Neves Braga Nascimento, do ex-secretário da mesma pasta, Eliezer Moreira Pacheco, e do secretário de Educação da Paraíba e professor do instituto federal daquele estado, Alessio Trindade de Barros. Toda essa programação é para pessoas que fizeram inscrição prévia no evento.

Ainda no dia 20, haverá uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Lages em comemoração aos 10 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual os institutos federais fazem parte.

O último dia de evento vai ter apresentação do Orion Park e reunião geral na qual será redigida a “Carta de Lages”. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://reditecsul.ifsc.edu.br.
 

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.