O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Relato do Lucas Gustavo | Intercambista do Propicie 13

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 22 jun 2018 14:55 Data de Atualização: 22 jun 2018 15:11

De malas prontas para o Brasil, o aluno Lucas Gustavo, do curso Técnico em Informática - Câmpus Florianópolis, conta um pouco de sua experiencia no intercâmbio, ele participou do projeto The Route no Instituto Politécnico do Porto em Portugal. 

Vamos acompanhar seu relato! 

 

-------------------------------------------------------------------

 

Todo o processo do intercâmbio engloba muito mais que simplesmente a vivência no projeto. Temos de arcar com uma série de responsabilidades aliadas à distância de nossos familiares e amigos mais próximos.

 

A grande questão de toda essa experiência é sair da “zona de conforto”, se desatar de suas próprias amarras, abraçar o diferente e, como resultado, fortalecer a sua própria independência.

 

Sempre temos o lado negativo, sendo uma parte importante da experiência, nos fazendo valorizar certos aspectos de nossa vida. Nossa volta ao Brasil será recheada de mudanças positivas. A distância nos faz cada dia mais fascinado com relação ao País em que vivemos e reforça a crença de que temos, sim, potencial para fazer a diferença.

 

É importante salientar, que apesar de nossa experiência ter sido em Portugal, o domínio da língua inglesa é importantíssimo. A grande maioria das reuniões do projeto eram ministradas inteiramente em inglês. Dentro do projeto existem vários alunos de várias instituições ao redor do mundo, e mais da metade dos estudantes não dominava a língua portuguesa.

 

Apesar das dificuldades com relação a adaptação do projeto, tudo ocorreu dentro do esperado, tendo sido grande parte do tempo de projeto utilizado para estudo das ferramentas. Pudemos, assim, dividir dois terços do tempo hábil para assimilação de conteúdo e um terço para aplicação.

 

Consideramos essa como uma das experiências mais fascinantes na nossa vida de acadêmico. Vivenciamos, ao longo de aproximadamente três meses, uma nova cultura. Visitamos vários países. Nos tornamos mais independente e nos conhecemos ainda mais.

 

Muito mais que um intercâmbio, essa foi uma jornada de autoconhecimento.

 

 

 

 

Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais - ASSINT 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.