O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus de institutos federais em cidades de pequena população colaboram com o desenvolvimento local

EVENTOS Data de Publicação: 22 jun 2018 19:41 Data de Atualização: 22 jun 2018 19:54

A Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul (Reditec Sul), realizada de 19 a 21 de junho no Câmpus Lages do IFSC, abordou os impactos dos institutos federais no desenvolvimento regional, oportunizando aos câmpus exporem seus desafios e propostas para a transformação dos locais onde estão inseridos. Um dos desafios encontrados é manter os alunos trabalhando na região, já que muitos municípios vêm diminuindo demograficamente. 

Essa é a realidade principalmente de cidades com pequena população, como Luzerna, no Meio Oeste catarinense, que tem aproximadamente 6 mil habitantes e a agricultura e a indústria metal-mecânica como principais setores de sua economia. O câmpus do Instituto Federal Catarinense (IFC) na cidade vem trabalhando para ajudar a mudar a realidade. “Os jovens estão procurando centros maiores. Para mudar essa realidade e desenvolver a região, o instituto vem trabalhando no fomento de projetos empreendedores que permanecem na região e geram trabalho”, explica o diretor-geral do câmpus Luzerna, Eduardo Butzen.

Em funcionamento desde 2010, o Câmpus Luzerna do IFC atende ao todo 800 alunos, entre os cursos de graduação em Engenharia Mecânica e em Controle e Automação, técnicos subsequentes em Mecânica e em Automação Industrial e ensino médio integrado em Automação Industrial, em Mecânica e em Segurança do Trabalho.

Uma das estratégias para manter os alunos na região é a verticalização do ensino, ou seja, permitir que ele faça toda a sua formação acadêmica, da qualificação profissional à pós-graduação, do Instituto Federal. Essa é a proposta do Câmpus Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), localizado numa cidade de aproximadamente 13 mil habitantes. Neste ano, a primeira turma de técnico integrado em Química conclui o curso. “A intenção é que os alunos continuem estudando na instituição nas graduações que temos na área e depois optem pelo mestrado”, conta o diretor-geral, Giovani Aiub.

O câmpus tem cerca de 800 alunos de todo o Vale do Caí, localizado entre a região metropolitana de Porto Alegre e a Serra Gaúcha, nos cursos técnicos integrados em Química, em Meio Ambiente e em Informática, bacharelado em Engenharia Química, licenciaturas em Letras Português e Inglês e em Química, e no curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Processos Gerenciais. Para Giovani, a Reditec Sul permite troca de experiências exitosas e regionalizar as experiências, com questões mais próximas à realidade.

A parceria com as prefeituras locais e da região também é uma das estratégias dos câmpus para melhorar o desenvolvimento na região. O Câmpus Urupema do IFSC é um deles. Em parceria com a prefeitura da cidade, oferece a oportunidade da volta aos estudos através do Programa Nacional da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Ainda trabalha com projetos de fortalecimento da agroindústria e de promoção do turismo e da gastronomia. 

A produção agrícola, agropecuária e de fruticultura é a base econômica de Urupema, localizada na serra catarinense, com aproximadamente 2,5 mil habitantes e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional (0,699. A média do Brasil é 0,755). O câmpus recebe 360 alunos nas graduações em Viticultura e Enologia e em Alimentos e nos cursos técnicos concomitantes em Administração, em Agricultura e em Viticultura e Enologia (em São Joaquim). O diretor-geral, Marcos Roberto Dobler Stroschein, avalia a Reditec Sul como colaboradora na busca da mudança de realidade. “Trabalhando em conjunto, é possível encontrar os problemas parecidos e entender as soluções”, diz.

Outro câmpus que busca parceria com as prefeituras da região -  Capanema, Planalto, Realeza e Pérola do Oeste - é o Câmpus Capanema do IFPR que trabalha a formação continuada dos docentes. O câmpus iniciou os trabalhos em 2015 e oferece três cursos técnicos integrados em Cooperativismo, em Informática e em Agroecologia e três cursos a distância em Meio Ambiente, em Segurança do Trabalho e em Administração - ao todo, são 600 alunos.

O município de Capanema está localizado no sudoeste do Paraná, na fronteira com a Argentina, e tem aproximadamente 18 mil habitantes, com a agricultura familiar como principal fonte de renda. O evento ReditecSul foi elogiado pelo diretor-geral do Câmpus Capanema, Marcos Fernando Schmitt. “A iniciativa é sensacional. Neste evento, temos maior possibilidade de discutir problemas semelhantes. Acredito que deva ser um marco realizar sempre antes da Reditec Nacional”, finaliza.

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.