O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Núcleo Extensionista Rondon oportuniza, além do compartilhamento do saber, amadurecimento pessoal

EXTENSÃO Data de Publicação: 30 jul 2018 15:06 Data de Atualização: 01 ago 2018 10:43

“Quando saí de Canoinhas, eu deixei uma Angélica; e voltei como uma nova”. Foram apenas doze dias fora de casa, mas que fizeram toda diferença na vida da estudante do Câmpus Canoinhas, Angélica Soupinski, de 18 anos. De 10 a 21 de julho, ela participou como voluntária do Núcleo Extensionista Rondon, na Operação Encantos do Vale, realizada em treze municípios da região do Médio Vale do Itajaí. “Não há palavras para descrever esse sentimento. Você vive coisas que jamais se veria fazendo e conhece pessoas de outras áreas compartilhando seu conhecimento, cada um dando um pouco de si”.

Angélica diz que ficou encantada com a união formada por pessoas que não se conheciam, de diferentes idades e histórias para contar. “Digo que no Rondon não existe o pronome pessoal ‘eu’, mas sim o ‘nós, vós e eles’. Eu dei uma pequena parte de mim e recebi muito em troca, mas não em valor financeiro. Foi em abraços, beijos, e de pessoas perguntando se amanhã você iria voltar, por causa da atenção que deu a elas”, conta, emocionada.

Aluna do 6º módulo do curso técnico integrado em Edificações, Angélica aprendeu lições que vai levar para a vida toda, pessoal e profissional. “Mudou o modo como vejo meus colegas, o amadurecimento individual, o saber. Aprendi a conhecer mais as pessoas, como conversar e ouvi-las, e a me adaptar a cada realidade”, comenta. “Não só no meu curso, mas em todas as profissões, é preciso saber conversar, compreender e lidar com cada um. Quero tentar fazer valer tudo aquilo que aprendi quando, de fato, entrar no mundo do trabalho”.

O Núcleo Extensionista Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população. O projeto é realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) com a parceria de várias instituições de ensino, como o IFSC. Nesta edição, a operação contou com 260 extensionistas e 889 ações gratuitas nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção. Conforme divulgação da Udesc, mais de 38 mil pessoas foram atendidas.

A experiência

Durante a operação, Angélica ficou em Blumenau, no grupo instalado no edifício Pró-Família, que disponibiliza atividades para pessoas de terceira idade. “Basicamente, nossa rotina era acordar às 6h30 já com o colete, tomar um café da manhã fornecido pelo Pró-Família e sair para as atividades, realizadas em diversos pontos de Blumenau, como Cras, lares de acolhimento de crianças, escolas municipais e asilos. Perto do meio-dia, voltávamos para o almoço, servido também pelo Pró família. E, de novo, era feita a separação das equipes para outras instituições. Voltávamos no final da tarde ou, dependendo da importância da oficina, somente à noite. Era feita uma reunião com o grupo onde cada um contava o que houve na oficina, público-alvo, dificuldades e particularidades de cada situação vivida. Era feito um relatório e, logo mais, uma reunião com a tabela de tarefas do dia seguinte e de como iríamos nos organizar”, conta.

Em uma experiência como esta, seria impossível não fazer novas amizades. “Conquistei amigos maravilhosos que, com toda certeza, vou levá-los para a vida. Conheci pessoas do Maranhão, Rio de Janeiro e até mesmo da África. Você se encanta ao conhecer os olhares dos outros participantes. Foi a melhor experiência que já tive. Era a mais nova e fui tachada como a espoleta”, comenta Angélica, que só soube a cidade em que ia ficar um dia antes da viagem. “Saí de Canoinhas representando meu câmpus sem nenhuma expectativa, pois queria ser surpreendida por um mundo novo. Acho que foi isso que me deu liberdade para viver cada coisa que vivi com mais intensidade”, comemora.

Quer saber mais sobre a Operação Encantos do Vale? A IFSCTV fez uma websérie de cinco episódios sobre a operação do Núcleo Extensionista Rondon na região do Médio Vale do Itajaí.

EXTENSÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.