O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos criam canal no YouTube para divulgar vídeos com conteúdos de Matemática

ENSINO Data de Publicação: 21 ago 2018 09:47 Data de Atualização: 21 ago 2018 09:57

No canal do YouTube “Projeto Vídeos”, estão disponíveis uma série de materiais para trabalhar temas da Matemática em sala de aula tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. Há vídeos sobre conjuntos, sequências numéricas, fração, mínimo múltiplo comum, equação de 2º grau, geometria, porcentagem e estatística. O canal foi criado pelos alunos do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) de “Produção de vídeos com conteúdo de Matemática”, ofertado pelo Câmpus Gaspar do IFSC. "O curso cumpriu o seu papel, de incentivar os professores a produzir seus vídeos e exibi-los nas escolas. Tivemos vídeos para introdução de gincana, conscientização dos alunos sobre impostos e leitura, entre outros. Pelo relato dos participantes, percebemos que conseguiram explorar diversas ferramentas ao longo do curso. A próxima etapa é que agora eles coloquem isso em prática em suas escolas", avalia a professora Vanessa Oechsler, coordenadora do curso.

Entre os vídeos voltados para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, estão o “Brincadeira da classificação” sobre conjuntos e pertencimento e “Indiozinhos” sobre sequências numéricas. Tem ainda o vídeo “Celular no trânsito: quais as consequências?” em que se utiliza a estatística para falar sobre acidentes de trânsito e o “A importância da leitura” em que se analisa o número de empréstimos de livros em uma determinada escola. Todos eles serão exibidos na escola Professora Angélica de Souza Costa, em Gaspar.

Além de criar o canal no YouTube, os alunos do curso pretendem utilizar os vídeos para propor novas atividades nas instituições onde trabalham. Mônica Schmaida, autora do vídeo “Enigma”, quer utilizá-lo para promover uma gincana, Bárbara Bencke, que é bibliotecária, usará o material para conscientização sobre a importância da leitura, e Josiane Bernz pretende criar o seu próprio canal para tirar dúvidas sobre os conteúdos. Já o agente de trânsito Pedro da Silva quer usar o material que produziu para orientar a população sobre os riscos de se utilizar o celular enquanto dirige. O vídeo que ele produziu será usado na “Semana do trânsito de Gaspar”, que será realizada em setembro, e na campanha “Maio amarelo” do próximo ano.

Estude no IFSC

Ficou interessado(a) em estudar no IFSC? Acesse nosso calendário e conheça o período de inscrições para cada tipo de curso. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que enviaremos uma mensagem quando estivermos com processo seletivo aberto.

ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.