Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

 

O Desafio IFSC de Ideias Inovadoras é uma competição gratuita de caráter educacional voltada à promoção do empreendedorismo e da inovação tecnológica no IFSC. As melhores ideias receberão até 15 mil reais para saírem do papel e serem colocadas em prática como projetos de pesquisa aplicada.

"Você já teve uma ideia e pensou que poderia transformá-la em um bom negócio?"

"Você já encontrou problemas para os quais imaginou uma solução?"

"Você já pensou em formas de tornar o  mundo um lugar melhor por meio da tecnologia?"

Todos nós já tivemos ideias inovadoras que, se colocadas em prática, poderiam gerar novos produtos e negócios de sucesso. Então o que você está esperando? Convide os seus colegas, forme uma equipe e inscreva a sua ideia inovadora até 19 de junho de 2018. É muito fácil participar!

Leia atentamente o Regulamento do Desafio IFSC e depois acesse o formulário de inscrição on-line. Faça download desta apresentação que ilustra o funcionamento da competição.

Quem pode participar?

R: Alunos matriculados em cursos regulares do IFSC organizados em equipes de 01 até 04 alunos e um Mentor (servidor do IFSC).

Que tipo de ideia posso inscrever no Desafio IFSC?

R: Qualquer ideia de produto ou de processo tecnologicamente novo ou melhorias tecnológicas significativas em produtos ou processos existentes. O termo produto se aplica tanto a bens como a serviços e demais ideias com caráter original, inovador e empreendedor de base tecnológica. Para ajudá-lo a formatar ou encontrar uma ideia inovadora, acesse a lição Crie sua Ideia de Negócio, disponível no app Google Primer (Google Play ou Apple Store).

Como Funciona o Desafio IFSC?

R: Todas as equipes inscritas receberão um rico material sobre empreedendorismo e inovação tecnológica. Com base neste material, as equipes irão elaborar um Modelo de Negócio de sua ideia, usando a metodologia Canvas, que será avaliado por uma Comissão Julgadora. As 15 equipes com a maior pontuação do seu Modelo de Negócio estarão classificadas para a apresentação Pitch que acontecerá durante o SEPEI 2018. As dez equipes com maior pontuação recebem apoio financeiro para investir na execução do Plano de Aplicação (projeto), conforme a tabela ao lado.

O que é a pontuação bônus?

R: O SEBRAE/SC também lançou uma competição muito similar ao Desafio IFSC de Ideias Inovadoras, chamado de Concurso Universitário de Negócios Inovadores. Neste concurso os alunos também inscrevem uma ideia inovadora e tem acesso a um ambiente virtual com um rico conteúdo sobre empreendedorismo e inovação. As equipes inscritas no Desafio IFSC que comprovarem que também se inscreveram no Concurso Universitário de Negócios Inovadores do SEBRAE/SC recebem uma pontuação bônus de 10 pontos. As inscrições no Concurso do SEBRAE são gratuitas e poderão ser feitas online até as 19h00 do dia 17/06/2018, por meio do endereço eletrônico http://concurso.sebrae-sc.com.br no menu “Participe”. O SEBRAE/SC irá premiar as melhores equipes com 5 viagens ao Vale do Silício e 5 iPad Mini.

Leia esta notícia sobre uma das equipes vencedoras do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras e que foi contemplada pelo Programa Sinapse da Inovação.

Também leia esta notícia sobre a equipe 6S Mecatrônica, vencedora do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2017, que usou os prêmio para desenvolver uma máquina para gravação a laser.

Regulamento e Anexos

 

Voltar ao Topo