Publicador de Conteúdos e Mídias

Relato dos Alunos Willian e Eduardo | Intercambistas do Propicie 13

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 05 abr 2018 15:17 Data de Atualização: 30 mai 2018 14:30

"Um sonho realizado" (...)

Acompanhem hoje o relato dos alunos Willian e Eduardo, do curso de superior em Ciência da Computação do Câmpus Lages. Eles estão participando de um projeto de pesquisa na universidade HAMK Häme University of Applied Sciences - Finlândia. 

..................................................................................................................................................................................................................

 

Então tudo se iniciou quando recebemos a notícia que fomos contemplados, e juntos! Era a terceira vez que tentávamos passar no edital, e em todas as vezes nos apoiávamos e torcíamos juntos para que fosse possível que ambos conseguissem a oportunidade. Eis então que a oportunidade chegou, um dos maiores sonhos de ambos se concretizou. Deste momento até o dia da viagem vieram muitas coisas a planejar, passaportes, compra de passagens, noites sem dormir, ansiedade, felicidade.

 

Então o grande dia chega, o dia em que andaríamos de avião pela primeira vez. No inicio quando o avião decolou confesso que deu um frio na barriga e bastante receio, finalmente estava caindo a ficha. Dia 11 de Março, 17h30, fomos de Floripa para São Paulo, nos surpreendemos com a velocidade com a qual o avião levou para chegar ao destino, cerca de 40 minutos. Em São Paulo esperamos um tempo, comemos, e tranquilamente embarcamos para Londres. Mais umas 3 horas de espera, pegamos mais um avião para chegar enfim a Finlândia. Pouco antes do pouso já conseguíamos observar tudo coberto de branco, um dos momentos mais marcantes da viagem, sensação de alívio e felicidade descreveram esse momento. Após algumas dificuldades e situações engraçadas, como entrar na primeira classe do trem sem querer, finalmente chegamos a cidade, onde o nosso coordenador de projeto estava nos esperando.

 

No decorrer da primeira semana foram só adaptações, conhecemos a sala de pesquisa como alguns colegas, todos finlandeses. Após mostrar alguns vídeos de curiosidades gerais e geográficas da Finlândia com toda a equipe, fomos almoçar. Confesso que esperávamos mais do almoço finlandês, mas como dizem é difícil comida melhor que a brasileira. Então o Joni nos mostrou a universidade mais de perto. Uma estrutura fenomenal, computadores de última geração, dois monitores para todos os alunos, prédios separados por curso, ginásio de esportes e tudo mais. Após, ele nos levou para conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Hämeenlinna. Fomos ao parque Aulanko, um parque e reserva natural muito lindo, cercado por árvores e até o momento também por neve. Neste mesmo dia demos uma rápida passada no museu de tanques, onde estavam inúmeros tanques de guerra alemães da segunda guerra mundial, estava também fechado, mas pudemos observar os que estavam ao lado de fora, muito surreal, eram de vários tamanhos e todos com marcas de guerra. Então após essa etapa de reconhecimento o Joni nos explicou que a partir dos próximos dias precisaríamos ir a universidade e estabelecer a rotina por nós mesmos.

 

Toda essa experiência tem nos ajudado a cada vez mais correr atrás dos nossos objetivos, aprender, conhecer novas pessoas e culturas, fazer novas amizades e olhar o mundo de uma forma diferente.

 

 

 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS