Publicador de Conteúdos e Mídias

Relato da Victória| Intercambista do Propicie 13

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 20 abr 2018 09:55 Data de Atualização: 30 mai 2018 14:31

Um ótimo dia a todos !

Hoje acompanharemos o relato da aluna Victória Zarkse, do curso técnico em Aquicultura, que está tendo uma experiência incrível na França.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Iniciando a viagem dia 07/03 saindo de Florianópolis – São Paulo, São Paulo – Londres e por fim Londres – Paris, chegando em Paris no fim da tarde fui recebida pela Fanny, responsável pelo consulado da França, a qual nos buscou (Eu e Leonardo) e nos orientou para comprar a passagem e pegar o trem, chegando quase às 22hs da noite em La Rochelle onde Ms. Gayet – professor responsável pelo projeto, buscou-nos e levou até o Lycèe de La mer Et du Littoral, chegando na casa nos mostrou e teve a gentileza de nos deixar levemente equipados com comida até conseguirmos comprar as nossas próprias.

 

No dia de visitar e conhecer o Câmpus, Gayet nos apresentou aos professores, onde conhecemos Thomás, outro professor da área de aquicultura, que nos mostrou a escola e o trabalho que é exercido aqui, desde todos os laboratórios e seus cultivos até a sala dos professores, depois de apresentados a todos eles, conversamos mais sobre o que faríamos ao longo dos três meses de projeto.

 

Terça-feira pela manhã (13/03) presenciamos e participamos da aula do professor Gayet, onde o assunto da vez foi aquaponia, sistema usado para enriquecer verduras, com a adubação natural da excreção dos peixes, é um sistema controlado e sustentável, onde pode ser realizado com canos, fazendo furos no meio, porém as plantas utilizadas são apenas as que tem raízes pivotantes, as quais necessitam estar em contato com a água, desta forma há um sistema de recirculação da água, há um tanque, onde há peixes, e estes peixes fazem suas necessidades na água, posteriormente esta água passa por um filtro grosso de britas, para depois a água já mais limpa poder passar pela planta e deixar todos os nutrientes necessários para melhor crescimento.

 

30/03/2018

 

Um dos melhores dias deste intercâmbio com toda certeza do mundo! Mr. Gayet nos proporcionou a ida até o Aquarium localizado em La Rochelle junto com outra turma, antes de chegar ao local sabia que era um aquário mas não imaginava que era daquela forma, maravilhosamente encantador, logo que entrei no aquário, arrepiou…, e passou brevemente na minha mente de como aquele mundo é diferente do meu, suas peculiaridades, modo de viver, cuidados, e o melhor de tudo o tamanho da biodiversidade marinha, só de peixes e invertebrados são 12.000. Teria que voltar mais 1 milhão de vezes e ainda assim não saberia tudo, afinal é um mundo mais complexo do que imaginamos, muito para ser descoberto. Coisas que talvez nem imaginemos, há muito pra ser explorado, com certeza recomendo esta visita a todos!

 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS