Mapa do Site

Histórico

Histórico

Contribuindo com a educação profissional de Joinville desde 1994

Criado em Florianópolis por meio do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, pelo presidente Nilo Peçanha, como Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é uma instituição pública federal de ensino. Atua na oferta de educação profissional, científica e tecnológica, oferecendo cursos nos mais diversos níveis: qualificação profissional, educação de jovens e adultos, cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

Em Joinville, o IFSC passou a atuar após um convênio com o Hospital Dona Helena, em 1994, dando início ao funcionamento do curso técnico em Enfermagem. Nesta parceria, o Hospital cedeu as instalações e equipamentos e o IFSC disponibilizou o quadro de docentes e a concepção, desenvolvimento e implementação da estrutura curricular do curso.

Câmpus surgiu para atender à vocação econômica da cidade

Sequência de fotos do Câmpus Joinville, nos anos de 2006, 2009 e 2019

 

Com o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país, foi possível a transformação da então Gerência Educacional de Saúde de Joinville em Unidade de Ensino, em agosto de 2006. A construção das instalações próprias do Câmpus Joinville do IFSC permitiu a ampliação da oferta de cursos na área industrial, com os cursos técnicos em Eletroeletrônica e Mecânica Industrial (atualmente Mecânica).

A oferta dos novos eixos veio ao encontro do perfil industrial da cidade, formado por grandes conglomerados do setor metal-mecânico, químico, plásticos, têxtil e de desenvolvimento de software.

Desde sua inauguração, o Câmpus Joinville busca a ampliação de sua área física e aumento da oferta de cursos. No segundo semestre de 2009, ocorreu a implantação dos cursos superiores de tecnologia em Gestão Hospitalar e Mecatrônica Industrial (que deu lugar aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica).

Em 2011, iniciou as atividades dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Eletroeletrônica e Mecânica.

A fim de fortalecer a área de Saúde e Serviços, em 2016, teve início o curso de especialização técnica em Saúde do Idoso, para quem já concluiu o curso técnico em Enfermagem. No segundo semestre de 2019, começou o curso superior de bacharelado em Enfermagem.

Em outra frente, o IFSC também trabalha pela ampliação dos eixos tecnológicos e oferta de cursos em outras áreas. Assim, no primeiro semestre de 2020, teve início o curso técnico concomitante em Teatro.

IFSC sempre presente

Câmpus Joinville em 19 de junho de 2019 | Foto: Gabriel Zoppelaro

 

Ancorado pela reputação sólida que o IFSC conquistou em Santa Catarina, o Câmpus Joinville desenvolve um trabalho competente e contínuo na busca de parcerias com a comunidade para divulgação de uma nova forma de se fazer educação profissionalizante, baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente, o câmpus atende aproximadamente 1,8 mil alunos em cursos presenciais e funciona nos três turnos. A infraestrutura é composta por salas de aula, laboratórios, laboratórios de informática, biblioteca informatizada, auditório, cantina e ginásio esportivo.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo