Audiência pública vai debater necessidades para IFSC permanecer em São Lourenço do Oeste

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 28 nov 2023 12:14 Data de Atualização: 30 nov 2023 15:44

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza uma audiência pública em São Lourenço do Oeste para tratar sobre as necessidades de investimento para a permanência e consolidação do IFSC na região. O evento será no dia 07 de dezembro de 2023, às 19h30, no Clube Recreativo Araucária (CRA), em São Lourenço do Oeste, e contará com a presença de diversas autoridades internas e externas à instituição. 

A audiência será realizada devido à preocupação com a Portaria Nº 713/2021 do Ministério da Educação (MEC), que define parâmetros e normas para a reavaliação de funcionamento de algumas instituições de ensino federal ou para expansão das mesmas pelo país.

A preocupação é grande, segundo o diretor-geral do Câmpus São Lourenço do Oeste, Daniel Fernando Carossi. “Existem várias unidades iguais ao Câmpus São Lourenço do Oeste pelo país e todas passarão por uma reavaliação do funcionamento, de acordo com quesitos estabelecidos por um grupo de estudos”, explica o diretor.

No caso do Câmpus SLO, um dos itens que preocupa é o fato de que ainda não há uma infraestrutura própria. “Não temos uma construção, um terreno nosso. E o fato de não termos essa infraestrutura nos coloca numa situação de não conseguirmos nos transformar num câmpus maior e ofertar mais opções de cursos e outros projetos”, detalha o diretor-geral.

Carossi reforça ainda que o IFSC tem se esforçado, tem oferecido bons cursos e projetos, bons resultados, e tem tido uma boa procura pela comunidade. “O IFSC de São Lourenço do Oeste merece mais, não podemos perder a oportunidade de ter uma instituição de excelência aqui na região, estamos há muito tempo reivindicando por isso, necessitamos urgente definir esta questão de infraestrutura ou terreno para construir uma nova escola. Espero sair com respostas práticas desta audiência”, afirma.

História do IFSC em SLO

A cidade de São Lourenço do Oeste foi contemplada com um câmpus do IFSC em 2014. Primeiro, os cursos eram ofertados na SC-480, no Distrito de Frederico Wastner, a 10 quilômetros do centro da cidade. Lembre como foi este início.

No intuito de chegar mais perto da população, com o passar dos anos o IFSC iniciou as tratativas para ofertar cursos em um espaço melhor localizado. Em 2019, a partir de parcerias com a Prefeitura Municipal e Governo do Estado, começou a ofertar cursos na estrutura da  antiga EEB Rui Barbosa, na rua Aderbal Ramos da Silva, nº 486, bairro Progresso. E, em agosto de 2020, recebeu permissão oficial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para utilizar este espaço.

É nesta estrutura que o IFSC encontra-se atualmente, ofertando cursos de qualificação profissional e cursos técnicos totalmente gratuitos, além de parcerias com órgãos do município e região. A partir da cessão de uso, o IFSC também se responsabiliza com a conservação, segurança e melhorias no imóvel, e ainda compromete-se a utilizar a escola apenas para a oferta de cursos gratuitos.

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE