Câmpus SMO realiza oficinas e doa mudas de árvores durante Faismo 2024

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 22 fev 2024 15:46 Data de Atualização: 23 fev 2024 14:11


Servidores e estudantes do Câmpus São Miguel do Oeste representaram o IFSC durante a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de São Miguel do Oeste (Faismo 2024), de 14 a 18 de fevereiro. Mais de 300 expositores participaram do evento, que celebrou os 50 anos da feira com o tema “Celebre nossa História”.

O IFSC esteve presente com um estande, onde expôs atividades realizadas na instituição, tratou das possibilidades de cursos, e também doou cerca de 1 mil mudas de árvores para os interessados que passaram pelo espaço. Ainda, professores e estudantes dos cursos de tecnologia em Alimentos e de Agronomia realizaram oficinas para o público, de forma gratuita, para repassar conhecimentos adquiridos no IFSC.

Na quinta (15) houve duas oficinas: “Como se produz comida de astronauta?” e uma degustação de queijos. No dia seguinte (16), foi a vez da instituição realizar oficinas sobre “Minhocultura: tratamento de resíduos”, “Produção de iscas de abelhas sem ferrão”, e também uma degustação de vinhos.

No dia 17, houve oficina sobre “Automação de moto bombas com sigbee”, “Produção de mudas de suculentas”, e também degustação de queijos e de vinhos. E, por fim, no dia 18, foi o dia de oferecer ao público as oficinas de “Micro greens: uma mini horta na cozinha” e “Dendrocronologia: determinação da idade das árvores pelos anéis do tronco”.

Doação de mudas

O IFSC ainda efetuou a doação de aproximadamente 1 mil mudas de espécies florestais durante a Faismo 2024. Essas mudas, resultado do empenho de estudantes, monitores, técnicos e professores dos cursos de Agronomia e técnico em Agropecuária, foram produzidas como parte das atividades práticas das unidades curriculares de Produção Florestal.

Durante o evento, foram disponibilizadas à comunidade tanto espécies nativas quanto exóticas. As mudas nativas, com destaque para a Canafístula, o Guapuruvu, a Timbaúva, o Pau-ferro e o Ipê-amarelo, foram especialmente recomendadas para arborização devido ao seu porte, à sombra que proporcionam e à beleza estética de suas flores.

Além destas, também foram doadas espécies nativas de frutíferas, como o guabiju, o guapuriti, a uvaia, o ingá, o araticum e o araçá. Já as espécies exóticas doadas têm como objetivo principal a arborização, proporcionando sombra e uma bela florada. Entre elas, destacam-se o Jacarandá-mimoso, o Ipê-de-jardim e a Acácia-negra.

 

EVENTOS CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE