Câmpus Tubarão forma primeira turma de Licenciatura em Matemática

ENSINO Data de Publicação: 06 mar 2024 15:09 Data de Atualização: 08 mar 2024 11:32

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou, no último sábado, dia 2 de março, as formaturas de cursos técnicos e superiores da instituição. Todas as formaturas são momentos especiais, mas essa teve um toque a mais: foi a primeira formatura do curso de Licenciatura em Matemática (EaD), iniciado há quatro anos.

A cerimônia foi realizada no teatro do Parque Diamante + Energia em Capivari de Baixo. Além da Licenciatura em Matemática, formaram-se as turmas dos cursos técnicos em Administração, Logística e Eletrotécnica e do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A primeira turma do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Tubarão iniciou as aulas no primeiro semestre de 2024. Foi a primeira oferta de licenciatura na modalidade a distância de um câmpus do IFSC, após a incorporação do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) do IFSC à estrutura da Pró-Reitoria de Ensino (Proen)

Este foi um dos desafios enfrentados pelo Câmpus. “A conclusão da implementação do curso é um momento extremamente gratificante ao corpo docente, considerando que houve inúmeros desafios ao longo do processo, como a adequação dos docentes à modalidade EaD, a implementação de atividades de extensão e de estágio no contexto do curso e a integração da oferta à comunidade escolar regional”, explica o professor Gustavo Bérti, atual coordenador. Antes dele, coordenaram o curso os professores Guilherme Sada e Daniella Yano.

Nos três primeiros processos seletivos, em 2020, 2021 e 2022, o curso era uma oferta própria do Câmpus Tubarão, o que obrigava os professores a desempenharem múltiplas funções para além do conteúdo pedagógico. Em 2023, o curso passou a ser vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB), com vagas distribuídas em polos de apoio presencial nas cidades de Indaial, Itapema, Ponte Serrada, Pouso Redondo e Tubarão, além de uma equipe multidisciplinar adequada à complexidade do formato. A qualidade do curso foi atestada pelo Ministério da Educação (MEC), que em junho do ano passado atribuiu conceito 4 no processo de reconhecimento do curso.

Novos professores

Quatro estudantes compuseram a primeira turma de formandos: Ana Paula da Silva Fortunato, Gilberto Sehnem, Tatiane Marcos Schmidt Viana e Mariana Medeiros da Cunha, esta última filha do professor Sandro Matias da Cunha. Para eles, além dos desafios comuns a quem se desafia a cursar uma graduação, adicionou-se o ensino remoto e as angústias provocadas pela pandemia.

“Tudo que passamos nos deixou cada vez mais unidos, porém aos poucos a quantidade de alunos foi diminuindo. Entretanto, nos próximos anos vários de nossos colegas da turma inicial estarão também se formando e no final o que realmente importa não é quanto tempo demoramos, mas até onde conseguimos chegar”, disse Tatiane em seu discurso de oradora. “Somos professores capazes de mudar a vida de mais de 300 alunos por ano que estivermos em sala de aula, e isso graças ao que nossos queridos professores conseguiram fazer de nós”, destacou.

Em seu discurso de paraninfa, Daniella Yano destacou a trajetória dos quatro formandos, que tiveram de conciliar trabalhos e vida familiar, incluindo o nascimento de uma bebê, até chegarem à formatura. Lembrou das dificuldades enfrentadas e do comprometimento dos formandos, evidenciado também na qualidade dos trabalhos de conclusão.

“Saibam que neste momento vocês estão deixando sua marca na história do Câmpus Tubarão, sendo a primeira turma de Licenciatura. Estamos orgulhosos porque as escolas da Amurel estão recebendo as professoras Ana Paula, Mariana e Tatiane e o professor Gilberto, profissionais que lhes asseguro como muito capacitados, competentes e comprometidos”, afirmou Daniella.

ENSINO CÂMPUS TUBARÃO