Engenharia Mecânica do Câmpus Xanxerê forma primeira mulher do curso

ENSINO Data de Publicação: 15 mar 2024 10:09 Data de Atualização: 15 mar 2024 10:23

A graduação em Engenharia Mecânica do Câmpus Xanxerê do IFSC formará a primeira mulher do curso. A formatura será no dia 23 de março, no Centro de Cultura e Eventos de Faxinal dos Guedes. Esta será a quarta turma a ser formada pelo câmpus. Ao todo são 19 formandos, e além dos 18 homens também está uma mulher: Jaqueline Marcante, de 27 anos.

Jaqueline tem uma longa trajetória com o IFSC. Antes de estudar na graduação, cursou o Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, também no Câmpus Xanxerê, e foi neste primeiro curso que surgiu a ideia de continuar estudando no IFSC. “Ao longo do tempo em que estive integrada à instituição, conhecendo os professores e laboratórios, desenvolvi um carinho muito especial por ela. A oportunidade de cursar uma graduação em Engenharia, de forma gratuita e com qualidade de ensino, era verdadeiramente fantástica”, lembra.

Além disso, a decisão de seguir este caminho também foi motivada pelo desejo de contribuir em casa. “Desde jovem, acompanhei meu pai em seu trabalho na fabricação de estruturas metálicas. Sempre compartilhamos o sonho de fazer nossa empresa prosperar e alcançar objetivos mais ambiciosos. Graças a Deus, e ao árduo esforço, hoje poderei oferecer suporte técnico para o crescimento de nosso negócio familiar”, destaca a estudante, quase egressa.

Mulheres no curso

Jaqueline iniciou a graduação em 2016 e nesses oito anos que cursou Engenharia Mecânica percebeu a escassez de mulheres matriculadas no curso. Ao longo dos semestres, lembra ela, viu muitas delas desistirem diante das dificuldades e da pressão para se sentirem aceitas e integradas. “No entanto, apesar das adversidades, encontrei conforto na solidariedade dos meus colegas e no apoio de alguns professores”, relata.

Outra dificuldade encontrada foi porque boa parte dos colegas tinham conhecimento prévio na área de mecânica, e Jaqueline não. “Minha jornada foi única, já que minha experiência prévia não estava na mecânica. Superar essas disparidades exigiu incontáveis horas de estudo, reuniões na biblioteca e noites sem dormir para assimilar conteúdos novos. Uma das experiências mais gratificantes foi minha participação como monitora, onde pude auxiliar outros alunos, desenvolver projetos e contribuir com artigos. Esses momentos foram verdadeiramente marcantes durante minha trajetória na instituição”, conta ela.

Planos para o futuro

Atualmente, Jaqueline trabalha na CBHidro, empresa voltada para o desenvolvimento de equipamentos hidromecânicos para hidrelétricas. “Embora minha função esteja no planejamento e controle da produção, meu desejo é aplicar diretamente os conhecimentos adquiridos em Engenharia Mecânica”, afirma.

Com a conclusão dessa etapa, a estudante pretende seguir adiante, pensa em fortalecer o conhecimento em gestão de processos e pessoas, além de se especializar na área de estruturas metálicas. “Almejo continuar crescendo academicamente, alçando voos ainda mais altos com mestrado e doutorado. Além disso, meu maior anseio é retribuir todo o esforço e dedicação do meu pai, auxiliando-o em sua metalúrgica”, destaca.

Para Jaqueline, ser um bom profissional significa nunca cessar o aprendizado. “O conhecimento está em constante evolução, e se não nos atualizarmos, corremos o risco de ficar estagnados. A graduação nos proporciona não apenas o conhecimento teórico, mas também as ferramentas e a responsabilidade necessárias para uma carreira bem-sucedida”, finaliza.

Formandos Engenharia Mecânica (4ª turma):

Artur Cenci Dallacort 
Bruno Bazi Silva 
Bruno Defavari Zambello 
Daniel Antonio Zaparty 
Diego Henrique Barbiero 
Henrique Batista Redin 
Henrique Cancelier 
Hiago Rosa Mello
Humberto Cesar De Campos 
Jaqueline Marcante 
João Pedro De Farias Presotto 
Lucas Menin Da Silva 
Marcos Roberto Martins Vieira 
Matheus Felipe Fernandes Pissinati 
Matheus Ribeiro Pelegrini 
Matheus Villani 
Ricardo Girotto 
Rômulo Silva Kunzler 
Willian Casagranda Amaro

Servidores homenageados:

Coordenadora e Paraninfa: Vanessa Milhomem Schmitt 
Patrono: Jeancarlos Araldi 
Amigo da Turma: Samuel Scheleski 
Servidor Homenageado: Cleber Aparecido Dos Reis


 

ENSINO EVENTOS CÂMPUS XANXERÊ