Estudante do Câmpus Palhoça Bilíngue faz intercâmbio na Espanha

INTERNACIONAL Data de Publicação: 12 mar 2024 17:24 Data de Atualização: 12 mar 2024 18:13

A estudante Monize Silva de Carvalho, do curso técnico integrado em Comunicação Visual do Câmpus Palhoça Bilíngue, embarcou no começo de março para a Espanha, onde vai fazer intercâmbio de três meses na Universidade de Deusto, localizada na cidade de Bilbau. Ela foi uma dos estudantes de vários câmpus selecionados na 21ª edição do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie).

Monize foi selecionada para o projeto “Battling loneliness through design: the BLOM methodology” (“Combatendo a solidão por meio do design: a metodologia BLOM”, em inglês), que reúne acadêmicos espanhóis e britânicos. Na justificativa do projeto, a Universidade de Deusto expõe que 68% das pessoas com mais de 16 anos na Espanha e 45% das pessoas do mesmo perfil no Reino Unido declaram sentir-se sozinhas ou já ter sentido solidão.

Essa situação é mais grave entre os idosos e, como ambos os países passam por um processo de envelhecimento de suas populações, estão desenvolvendo estratégias nacionais para combater a solidão - o Reino Unido chegou a criar um Ministério da Solidão em 2018, o primeiro do mundo, segundo a Universidade de Deusto. 

“Nosso projeto alinha-se com as agendas desses governos, buscando compreender melhor os desafios que enfrentam as pessoas sozinhas maiores de 65 anos, mas também proporcionando soluções tangíveis em forma de uma metodologia”, explicam os autores do projeto no edital do Propicie. O projeto é supervisionado pela professora Paula Fernández Gago, da Universidade de Deusto.

Aos 18 anos, Monize está fazendo intercâmbio pela primeira vez e realizando um sonho. “Fazer o intercâmbio é um sonho meu desde que posso me lembrar, e agora que realmente está acontecendo, não está caindo a ficha. A riqueza de conhecimento cultural, pessoal e profissional que um intercâmbio pode oferecer sempre me interessou, e foi com isso em mente que busquei pela oportunidade aqui no IFSC”, conta.

Monize é única estudante de nível técnico do Propicie 21 que está recebendo bolsa para realizar o intercâmbio: o edital previa apenas uma bolsa por nível (técnico e graduação), destinada a estudantes com Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) válido.

A estudante do Câmpus Palhoça Bilíngue - que também já cursou Refrigeração e Climatização no Câmpus São José - acredita que o intercâmbio será uma ótima oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos no curso técnico em Comunicação Visual. A relevância do tema do projeto é outro fator que motiva Monize no intercâmbio.

“O crescimento pessoal está sendo constante. A autonomia, organização e disciplina são qualidades que você vai desenvolvendo cada vez mais e melhor, fora a expansão de horizontes que estar em contato com a cultura de outro país te proporciona. Então, sem dúvida nenhuma, está sendo de grande valia”, diz Monize, que embarcou para a Espanha em 3 de março.

INTERNACIONAL CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE