FaculMatch: Protejo Integrador do Câmpus Garopaba dá início à startup

INOVAÇÃO Data de Publicação: 07 mar 2024 17:47 Data de Atualização: 07 mar 2024 21:57

Estudantes do Câmpus Garopaba transformaram um Projeto Integrador (PI) em uma empresa startup: a FaculMatch é uma plataforma que tem como objetivo trazer informações sobre cursos de graduação de todo o Brasil para que estudantes possam encontrar o melhor curso, de acordo com as suas preferências, e utilizando um sistema de filtros. O pré-lançamento do site está previsto para 2 de abril, e a previsão é de o lançamento definitivo aconteça em outubro. 

A startup foi idealizada pelos estudantes do curso técnico integrado em Informática Aline Espíndola, Thiago Martins Oliveira e Yuri Lourenço Ribeiro em março de 2023, com um Projeto Integrador orientado pela professora Ivaneli Schreinert dos Santos. O estudante Gabriel Krieger, que já está no último ano, também participa do grupo.

A ideia do PI surgiu da necessidade dos próprios estudantes, como formandos, de escolher a faculdade ideal. Em um primeiro momento, a intenção foi cadastrar todas as faculdades do Brasil, em torno de 3,7 mil, mas, como o número é muito grande, optou-se por cadastrar, no PI, apenas as faculdades da Grande Florianópolis. Mais tarde, com a equipe inscrita no Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2023, o objetivo foi ampliar o projeto para todas as universidades de Santa Catarina. Porém, com a continuidade do projeto, foi possível cadastrar todas as instituições de ensino superior, disponíveis no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Espírito empreendedor e oportunidades

Segundo o estudante Yuri Lourenço, o Projeto Integrador foi o início de tudo, pois “aguçou o espírito empreendedor do grupo”. “A gente vê o pessoal crescendo junto e individualmente. A gente viu quanto eles se tornaram mais críticos e quanto estão mais focados em encontrar o problema central”. Além disso, Yuri, Aline e Thiago participaram do evento Startup Weekend, realizado em 2023 no Câmpus Garopaba, onde aprenderam, nas palavras de Yuri, que o importante é “não se apaixonar pela solução, mas pelo problema, porque soluções existem várias, e o problema é sempre um só”.

Os conhecimentos do curso técnico em Informática foram essenciais para o desenvolvimento do site, segundo a equipe. A Engenharia de Software, com a professora Thaiana Pereira dos Anjos, e de Programação, com o professor Miguel, mentor do projeto, foram essenciais.

Outro momento importante foi a participação do grupo foi o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2023, onde conquistaram o terceiro lugar e recursos para iniciar o projeto, além do aprendizado para criação da startup

O professor Miguel Zarth, mentor da equipe no Desafio IFSC, elogia a competência técnica demonstrada pelos estudantes no desenvolvimento da aplicação. Para ele, trata-se de um projeto apoiado no ensino, pesquisa e extensão, alinhado aos objetivos e compromisso do IFSC. “O FaculMatch é um projeto elaborado por estudantes que se dedicam a auxiliar outros colegas. Quem melhor do que eles para conceber e executar um site dessa natureza? Tenho plena confiança no potencial dessa iniciativa”, completa. 

Os integrantes da equipe, Aline, Thiago e Yuri já concluíram o Ensino Médio e deixaram o IFSC ano passado. Eles também estão buscando entrar no curso superior de dar continuidade à startup

Acompanhe as novidades da FaculMatch na página da equipe no Instagram.

INOVAÇÃO CÂMPUS GAROPABA