IFSC embarca alunas do Câmpus Xanxerê para a Espanha

CÂMPUS XANXERÊ Data de Publicação: 08 mar 2024 10:53 Data de Atualização: 12 mar 2024 14:18

Duas alunas do Câmpus Xanxerê do IFSC embarcaram para a Espanha nesta semana. Elas ficam três meses para um intercâmbio de estudos na Universidade de Deusto, na cidade de Bilbau. Conquistaram a oportunidade após participação no edital do Programa de Intercâmbio da instituição, o Propicie.

Beatriz Betto Vieira cursa o 5º período de Engenharia Mecânica e Vitória Girardi está no último ano do Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio.

Até o final de maio, Beatriz participa de um projeto sobre impressão 3D com metal. “Sempre tive muita vontade de fazer intercâmbio, quando apareceu a oportunidade de fazer um intercâmbio voltado pra área que eu estudo e quero atuar, foi a combinação perfeita”, afirma.

A estudante tinha certeza de que seria uma oportunidade enorme para crescimento pessoal e profissional, mas chegando na Espanha e na Universidade de Deusto, teve noção real. “Agora conhecendo a faculdade, vejo que não fazia ideia do quão grande seria essa contribuição. O câmpus é gigantesco, trabalharei com pessoas incríveis da área de Engenharia Mecânica aplicada, projetarei e testarei os materiais na prática. Levando em conta o idioma, sou fluente em inglês, mas estou me esforçando para voltar com meu espanhol melhor também”, conta Beatriz.

Conquista após terceira tentativa

Já a conquista do intercâmbio para Vitória veio na terceira tentativa, depois de bastante persistência e resiliência.  “Logo que entrei e soube do Propicie, fiquei planejando o intercâmbio mesmo sem ter a certeza de que daria certo", lembra. Na primeira tentativa, não atingiu um dos requisitos do edital, pois estava no primeiro ano de estudos. Na segunda vez, ficou na lista de espera”, relata.

Na terceira vez, por pouco, Vitória não conseguiu novamente. “No dia da entrevista, tudo deu errado, eu não conseguia entrar para a chamada, fiquei extremamente nervosa, mas respirei fundo e deu tudo certo. Fiquei com o conceito apto e na lista de espera. E com apoio dos meus professores e dos meus pais, após ter uma vaga sobrando, eu consegui participar”, relata.

Durante os três meses, Vitória participa de um projeto de análises das características de impressão de metal mediante SLM - técnica de manufatura aditiva que utiliza lasers de alta potência para derreter e fundir seletivamente pós metálicos camada por camada. 

Apesar de ser um intercâmbio de curto período, a estudante do Câmpus Xanxerê já tem aprimorado a fala em espanhol e inglês. “Tem sido uma experiência magnífica, aqui na Espanha o povo é muito receptivo. Apesar da cultura e dos costumes diferentes do Brasil, tem sido um período de muito aprendizado e conhecimento. A imersão cultural que o intercâmbio proporciona é literalmente de outro mundo, ontem mesmo na praça da cidade estava acontecendo uma apresentação de ballet clássico. E no meu futuro e vida profissional acredito que o intercâmbio contará muito, não só por acabar falando mais de uma língua, mas pela experiência de lidar e se adaptar com uma realidade completamente diferente do que se está acostumado”, finaliza Vitória.

INTERNACIONAL CÂMPUS XANXERÊ