Nova edição do Diálogos Acadêmicos aborda o plágio acadêmico em tempos de inteligência artificial

EVENTOS Data de Publicação: 26 mar 2024 15:06 Data de Atualização: 26 mar 2024 15:09

A oitava edição do projeto Diálogos Acadêmicos será no dia 17 de abril, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do IFSC no Youtube. A live receberá dois convidados, Jesue Graciliano da Silva e Eli Lopes da Silva, com objetivo de discutir o uso ético da Inteligência Artificial (IA) nas práticas de produção de textos acadêmicos e como o plágio faz parte desta questão. 

A palestra é uma iniciativa da Coordenadoria de Publicações (PROPPI) e do Conselho Editorial do IFSC. Os participantes que precisam de certificação, deverão fazer inscrição neste link.

Sobre o tema

O modelo educacional universitário vivencia transformações ao longo das últimas décadas. Em uma vertente, observa-se a expansão da aplicabilidade da inteligência artificial (IA) nas práticas pedagógicas e de ensino, e, paralelo a isto,  o fenômeno de produtivismo acadêmico que valoriza o desempenho a partir de critérios quantitativos de publicações técnico-científicas. Estes aspectos convergem em uma temática, a produção de textos acadêmicos.

Neste cenário, apresenta-se a IA de categoria generativa, classificada como uma tecnologia disruptiva que é capaz de criar textos a partir do processamento de informações existentes na internet. Apesar dos benefícios intrínsecos da ferramenta, o âmbito educacional vem refletindo sobre os possíveis impactos negativos relacionados à integridade científica e má conduta acadêmica, em parte pelo não desenvolvimento do senso crítico na prática da escrita ao utilizar a ferramenta, em especial ao cometimento de  plágio. 

EVENTOS