Docente do Câmpus Lages ministra capacitação para profissionais da rede pública estadual

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 nov 2023 18:17 Data de Atualização: 23 nov 2023 18:21

Na última segunda-feira (20) o Câmpus Lages do IFSC recebeu mais um encontro formativo do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Coordenadoria Regional de Educação de Lages. A atividade proposta foi uma formação aos docentes da rede estadual da região sobre Inteligência Artificial intitulada "Inteligência Artificial na Produtividade da Docência", e foi ministrada pelo professor da área de Informática e Cultura Geral do Câmpus Leonardo Bravo.

Foram 20 profissionais das cidades de Lages, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, São José do Cerrito e Painel. O Câmpus Lages foi procurado pela Regional de Educação de Lages para oferecer a capacitação aos profissionais que trabalham em laboratórios de informática das escolas públicas. "São pessoas que auxiliam os professores em dinâmicas que envolvam levar os alunos para atividades de laboratório de informática. A ideia era capacitá-los para que eles levem aos estudantes para além do básico. E como são professores de várias áreas eu tentei mostrar pra eles como usar a inteligência artificial para montar planos, pesquisar ferramentas, além de capacitá-los para usar a IA na criação de imagens e demais tecnologias na criação de conteúdo", conta o professor Leonardo.

A demanda chegou no último mês e o professor abraçou a ideia, valorizando a importância do IFSC em ser um agente de transformação da sociedade e de estar perto da comunidade de muitas maneiras. "Do ponto de vista do IFSC eu vejo como uma forma de interagir com as instituições de ensino local, melhorando o conhecimento mútuo. Muitos dos profissionais que fizeram a capacitação sequer conheciam o IFSC Lages, então foi mais uma oportunidade de aproximação", completa. A ideia é que essa aproximação gere um projeto de extensão do Câmpus Lages para que seja uma ação perene. 

As duas instituições já mantêm parceria por meio da oferta de trilhas de aprendizagem junto aos alunos do Ensino Médio da rede, com acesso aos cursos concomitantes do IFSC Lages. "Então, neste ano nós que buscamos parceria no sentido de podermos possibilitar aos nossos professores que atuam nos 20 laboratórios de Tecnologias Educacionais uma nova formação, em especial no IFSC por se tratar de instituição de excelência. Só temos a agradecer pela parceria", conta Angelita Teresinha Coelho, Técnica Pedagógica no Setor NTE da CRE. Na próxima segunda-feira (27) haverá uma nova formação. 

Angelita avalia como muito importante essa parceria na formação. "Avalio de forma muito positiva esta ação, pois possibilita aos professores uma oportunidade de formação continuada com temas atuais e de relevância para aplicação junto aos estudantes. A instituição IFSC é muito bem conceituada perante a comunidade e tudo vem contribuir no âmbito educacional em geral. Só temos agradecimentos pela parceria", finaliza.

Volta para casa

Rithyele Oliveira dos Santos foi aluna do IFSC Câmpus Lages entre 2016 e 2018. Atualmente, ela cursa licenciatura em História e trabalha como professora do laboratório de informática na escola E.E.B. General José Pinto Sombra. Ela foi uma das participantes da capacitação e como foi a atividade. "Foi uma tarde de muito aprendizado, além do espaço ser muito bem equipado, o professor tinha um domínio do tema excelente e soube conduzir a aula de forma satisfatória. Sobre o conhecimento adquirido foi muito bom, pois tive acesso a informações que não tinha domínio ainda e será muito útil para trabalhar em sala de aula e repassar para outros professores", completa.

Agora como professora, ela segue valorizando o papel do IFSC como agente de capacitação para a sociedade lageana. "Com certeza na minha formação como professora e também como profissional nas empresas que trabalhei. Muito do que aplico hoje na escola junto com os estudantes é fruto do que aprendi no IFSC", diz.

 

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS LAGES