Pint of Science 2024 tem participação de palestrantes do IFSC

EXTENSÃO Data de Publicação: 09 mai 2024 15:28 Data de Atualização: 09 mai 2024 15:59

O Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo, terá atividades em seis cidades catarinenses na edição de 2024: Balneário Camboriú, Blumenau, Concórdia, Florianópolis, Itajaí e Itapema. Na Capital, das 13 palestras programadas, seis serão dadas por professores pesquisadores do IFSC, o maior número desde o início da realização do evento na cidade. A programação será realizada de 13 a 15 de maio, sempre das 19 às 21h (veja detalhes abaixo).

A ideia do Pint of Science é proporcionar a divulgação da ciência ao público leigo, apresentando e debatendo variados temas num espaço descontraído como os bares. Em todo o mundo, 25 países participam do evento. Na América do Sul, ocorrem atividades no Brasil, Argentina e Equador. Serão 179 cidades brasileiras envolvidas com as atividades, número recorde desde o início da participação do país no evento, em 2015. 

Relevância

Integrante da organização do evento em Florianópolis, a professora Daiane Cristini Barbosa de Souza, do Câmpus Florianópolis, recorda ter participado de várias edições do Pint of Science durante sua formação, na Universidade de São Paulo (USP), e diz que sempre viu no evento uma excelente oportunidade de popularização da ciência. Ela ressalta que em Florianópolis a equipe envolvida é composta em grande parte por pesquisadores de instituições públicas e isso torna o evento ainda mais relevante. “É uma forma de entregar uma importante parcela do conhecimento gerado dentro das universidades públicas brasileiras”, considera. Daiane também vê no Pint of Science um meio de combate à desinformação, com a promoção do pensamento crítico e o desenvolvimento da confiança na ciência. “Isso é essencial para lidar com questões urgentes, como mudanças climáticas e saúde pública. Além disso, essas iniciativas podem inspirar novas gerações de cientistas e aumentar o apoio à pesquisa e inovação”, vislumbra a professora.

O professor Marcelo Girardi Schappo, do Câmpus São José, também participa da organização do evento e destaca que vários temas atuais relevantes estarão em discussão nesta edição, como a situação climática do país e previsões para o futuro da Amazônia. As enchentes em andamento no estado do Rio Grande do Sul são um acontecimento concreto que levantam a importância do debate científico em sociedade, em sua visão. “A ciência é a melhor ferramenta que seres humanos já desenvolveram para entender e interagir com a natureza, e ela vem fazendo alertas recorrentes de que está na hora de fazer alguma coisa. A tragédia no Rio Grande do Sul é mais um lembrete nessa direção”, analisa.

Histórico

O festival Pint of Science aconteceu pela primeira vez em 2013, na Inglaterra, por iniciativa de pesquisadores que notaram o interesse do público em geral por assuntos relacionados à ciência. Ao invés de levar esse público leigo para as universidades e laboratórios, surgiu a ideia de levar ciência para lugares informais, como os bares. O nome do evento faz alusão ao “pint” (pronuncia-se “páint”), medida padrão do copo de cerveja nos bares mundo afora – que, dependendo do lugar, pode equivaler a diferentes volumes da bebida. Na Inglaterra, berço do Pint of Science, são 568 mililitros.

IFSC no Pint of Science 2024

13 de maio – das 19 às 22h
Conhecendo a Rebimboca da Parafuseta: o que preciso saber sobre a mecânica do meu carro?
Palestrante: Zízimo Moreira Filho (Câmpus Florianópolis)
Local: Spitfire Pizzaria e Armada Cervejeira (Travessa Olindina Alves Pereira, 36, Centro)

O clima está mudando no Brasil?
Palestrante: Mário Quadro (Câmpus Florianópolis)
Local: Spitfire Pizzaria e Armada Cervejeira (Travessa Olindina Alves Pereira, 36, Centro)

Energia nuclear: uma alternativa para um futuro sem carbono?
Palestrante: Daiane Cristini (Câmpus Florianópolis)
Local: Spitfire Pizzaria e Armada Cervejeira (Travessa Olindina Alves Pereira, 36, Centro)

15 de maio – das 19h às 22h
Reações etílicas: a química da ressaca
Palestrante: Tula Beck Bisol (Câmpus Florianópolis)
Local: Spitfire Pizzaria e Armada Cervejeira (Travessa Olindina Alves Pereira, 36, Centro)

Física Quântica não é autoajuda
Palestrante: Marcelo Girardi Schappo (Câmpus São José)
Local: Spitfire Pizzaria e Armada Cervejeira (Travessa Olindina Alves Pereira, 36, Centro)

Quem fala como o Chico Bento realmente fala errado?
Palestrante: Kayron Beviláqua (Câmpus São José)
Local: Centro Social da Cerveja (Avenida César Seara, 19, Saco dos Limões)

Acesse o site do Pint of Science Brasil 2024

Acesse o site do Pint of Science 2024 (em inglês)


 

EXTENSÃO