Ginásio do Câmpus Chapecó do IFSC pode sair do papel após anúncio de emenda parlamentar

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 02 abr 2024 11:29 Data de Atualização: 04 abr 2024 10:23

Nesta segunda-feira (01), o Câmpus Chapecó do IFSC conseguiu dar um grande passo para construir um ginásio próprio. O deputado federal Pedro Uczai anunciou que destinará recurso financeiro para a construção do espaço, aguardado pela comunidade escolar há mais de uma década.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (01), para servidores e estudantes, de forma presencial no Câmpus Chapecó. O deputado entregou um ofício para a direção, garantindo que R$ 2,7 milhões estão destinados por meio de emenda parlamentar para serem utilizados na construção do ginásio. 

“Além de beneficiar as aulas de Educação Física dos estudantes do ensino médio técnico, o ginásio também vai permitir a realização de diversas atividades extraclasse e culturais, como apresentações das nossas bandas e formaturas. Ter um ginásio próprio é um sonho para nosso câmpus”, conta a diretora-geral do Câmpus Chapecó, Sandra Antonini Agne.

Ao todo são necessários em torno de R$ 4 milhões para a construção do ginásio, então neste momento a direção e equipe administrativa do câmpus focam a atenção em duas frentes de trabalho: conseguir o restante da verba e realizar a contratação dos projetos complementares do ginásio. “As equipes administrativa e de engenharia do IFSC, após parceria com a Prefeitura de Chapecó para o projeto arquitetônico, estão empenhadas na contratação dos projetos complementares. Estamos numa corrida contra o tempo para que possamos licitar a obra ainda em 2024 e começar a construir em 2025”, afirma Sandra.
 
A construção do espaço é aguardada pela comunidade escolar desde a inauguração do IFSC, há quase 18 anos, mas é pauta de solicitações mais contundentes há cerca de 12 anos, quando iniciou o primeiro ensino médio técnico no câmpus. Desde lá, a direção precisa alugar ou contar com empréstimos de outras instituições para realizar as aulas de educação física do ensino médio técnico e atividades culturais.

Como todo o terreno do IFSC está ocupado, primeiro foi necessário que o câmpus conseguisse adquirir um terreno ao lado da atual estrutura, no bairro Seminário. Em seguida, a direção realizou uma assembleia no câmpus para ratificar o que seria construído em cima da nova área de terra.

Com a confirmação da necessidade de um ginásio pela comunidade escolar, em seguida o câmpus contou com a parceria da Prefeitura de Chapecó para desenvolver o projeto arquitetônico do espaço. E, neste momento, a equipe do IFSC foca sua atenção no que ainda falta para lançar o processo licitatório ainda neste ano.

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS CHAPECÓ