Como posso estudar no IFSC?
Como posso estudar no IFSC?
Entenda como funcionam os processos seletivos do IFSC de acordo com o tipo de curso
O IFSC oferece diversos tipos de cursos que atendem desde quem não terminou os estudos em idade regular até profissionais já formados que querem fazer uma pós-graduação. Com certeza, algum curso irá te interessar em um dos nossos 22 câmpus espalhados por Santa Catarina ou nos nossos polos de educação a distância. Temos cursos presenciais e a distância.
Entenda melhor quem pode estudar no IFSC neste post do Blog do IFSC
Faça nosso teste e descubra qual curso do IFSC você pode fazer
Para estudar no IFSC, você deve fazer a sua inscrição em um dos nossos cursos. Acesse a página dos editais e veja os processos seletivos que estão com inscrições abertas no momento. A forma de seleção depende do tipo de curso no qual o candidato deseja ingressar.
No calendário de inscrições, você pode conferir as próximas datas de inscrições e se programar. Se desejar, deixe o seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse e receba um aviso quando as inscrições estiverem abertas.
Eventualmente, as vagas que não são preenchidas em processos seletivos regulares voltam a ser ofertadas como vagas remanescentes. Para saber se há vagas remanescentes abertas, é preciso acessar a página de editais abertos. A seleção para essas vagas é feita por ordem de inscrição.
Entenda melhor como funcionam as vagas remanescentes neste post do Blog do IFSC
Além de iniciar um novo curso, é possível solicitar transferência interna e externa ou retorno, caso você já tenha concluído algum curso. Acompanhe os editais para saber as vagas abertas nessa modalidade e os pré-requisitos para cada uma.
Perguntas e respostas
No Blog do IFSC, respondemos as dúvidas mais comuns sobre nossos processos seletivos, clique aqui para visualizar
Processos seletivos
Veja abaixo como funcionam atualmente os processos seletivos de acordo com os tipos de cursos do IFSC:
- Qualificação Profissional (Formação Inicial e Continuada) ou voltados à Educação de Jovens e Adultos (Proeja): Sorteio eletrônico
- Técnicos Integrados ao Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico: A maioria dos cursos faz a seleção por meio de um Exame de classificação, mas alguns câmpus adotam o sorteio eletrônico.
- Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio: Sorteio eletrônico
- Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio: Sorteio eletrônico
- Graduação (Superior de Tecnologia, Licenciatura e Bacharelado): Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e vestibular
- Pós-Graduação (Lato Sensu ou Stricto Sensu): Sorteio, Análise Curricular, Experiência Profissional, Entrevistas e/ou Apresentação de Projetos.
Além dos processos citados acima, também abrimos seleção em vagas remanescentes quando algum dos cursos não preenche todas as vagas. Nesses casos, a seleção é por ordem de inscrição independente do tipo de curso.