Trabalhe no IFSC
Trabalhe no IFSC
Conheça as oportunidades para trabalhar no IFSC
Como instituição pública, o IFSC apenas contrata servidores efetivos, sejam professores ou técnicos-administrativos, por meio de concursos públicos, de acordo com determinação da Lei 8.112/1990.
Para a seleção dos candidatos são realizadas provas objetivas e também pode haver provas práticas e/ou de títulos, de acordo com o cargo pretendido.
Há reserva de vagas para portadores de deficiência e negros nos concursos públicos do IFSC.
Concursos públicos abertos e em andamento
Em cada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação estabelece os quantitativos lotação dos cargos dos níveis de classificação “C”, “D” e “E” integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. A Portaria Interministerial 61/2018 atualiza o quantitativo de cargos efetivos do Quadro de Lotação dos cargos Técnico-Administrativo em Educação, níveis de classificação "C, "D" e "E" dos Institutos Federais vinculados ao Ministério da Educação, fixados por meio do Decreto nº 7.311 de 22 de setembro de 2010.
Todas as nomeações são realizadas de acordo com os limites estabelecidos no Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos (QRSTA), conforme o decreto 7232 de 19/07/2010, e no Banco de Professor Equivalente (BPEq), conforme os decretos 7312 de 22/09/2010 e 7485 de 18/05/2011, alterados pelo decreto 8259 de 29/05/2014. Estas normas foram atualizadas pela portaria interministerial nº 316 de 09/10/2017, pela portaria interministerial ME/MEC nº 9.359 de 10/08/2021 e pela portaria conjunta MGI/MEC nº 29 de 28/07/2023.
Quadro de Referência os Servidores Técnico-Administrativos (QRSTA)
Banco de Professor Equivalente (BPEq)
Além das contratações realizadas por meio de concursos públicos o IFSC realiza periodicamente processos seletivos para contratação por tempo determinado e, também, recebe servidores de outras instituições públicas federais por meio de redistribuição ou colaboração técnica. Saiba como funciona cada uma das opções:
Contratações temporárias
O IFSC realiza contratações temporárias de acordo com as necessidades específicas de seus cursos. Podem ser realizadas seleções de professores substitutos ou profissionais temporários para os cursos presenciais, além de tutores, professores, orientadores e bolsistas para cursos na modalidade a distância.
Movimentação de servidores
Servidores de outras instituições públicas também podem optar por trabalhar no IFSC. Para isso, são realizados processos de redistribuição e colaboração técnica, destinados a servidores públicos de outras instituições públicas federais.
Estágios remunerados (não obrigatório)
O IFSC contrata estagiários de seus próprios cursos e de outras instituições de acordo com a Lei de Estágio e as demais legislações pertinentes.
Acompanhe aqui os editais para seleção de estudantes para vaga de estágio remunerado (não obrigatório) para atuação na Reitoria do IFSC, em Florianópolis/SC.
Aproveitamento de Concurso Público
O IFSC poderá nomear candidatos aprovados em Concursos Públicos e não nomeados de outras Instituições Federais de Ensino, bem como ceder a essas instituições candidatos aprovados não nomeados. Veja como esse processo é realizado e acompanhe os Editais de Aproveitamento.