Servidores são capacitados por Bombeiros e devem formar brigada de incêndio no IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 07 dez 2023 10:27 Data de Atualização: 07 dez 2023 10:45

Um grupo de 25 servidores do Câmpus Chapecó do IFSC participou de capacitações ofertadas pelo Corpo de Bombeiros de Chapecó. O objetivo da gestão do câmpus é que esses professores e técnicos-administrativos formem uma brigada de incêndio a partir de 2024, um espaço de referência para casos de incêndio e acidentes no IFSC.

“A ideia da direção vem ao encontro da revisão e reformulação dos sistemas de prevenção a incêndio e acidentes do câmpus. Essa equipe de servidores também vai atuar na elaboração dos planos de segurança e emergência, replicando o conhecimento adquirido entre os demais servidores e alunos”, afirma o chefe do Departamento de Administração, Eliandro Minski.

Para dar início a esta ação, os servidores realizaram o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) no formato a distância, e no mês de novembro participaram do Treinamento Básico de Atendimento a Emergências (TBAE) de forma presencial. Ambos ofertados de forma gratuita para a comunidade pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

“O CBAE tem por finalidade oferecer uma capacitação básica à comunidade, para que todos possam reconhecer os riscos e atuar de maneira segura e eficiente em situações de urgência e emergência”, afirma o 1º Tenente BM Aguiar Junior Carlesso Meneghetti, comandante da sessão B3 do Corpo de Bombeiros de Chapecó.

Após finalizar a etapa on-line, o CBMSC ofertou uma turma presencial de oito horas do TBAE para os servidores do IFSC, para desenvolver as habilidades e atitudes dos conhecimentos previamente adquiridos no curso básico.

Entre os conteúdos práticos abordados estão a oficina de combate a incêndio (operação com extintor portátil e montagem de estabelecimento do Sistema Hidráulico Preventivo), e a oficina de atendimento pré-hospitalar (reanimação cárdio pulmonar e controle de hemorragias).

“Ambos, CBAE e TBAE, buscam de forma conjunta, entregar à sociedade conhecimentos básicos na área do combate a incêndio e atendimento pré hospitalar, de forma a se tornarem uma extensão do CBMSC nos seus círculos de convivência. É sabido que o CBMSC não consegue estar em todos os locais de forma instantânea, e que muitas vidas são ceifadas pela indisponibilidade de um socorro imediato. Os referidos cursos buscam o foco nos casos em que a intervenção imediata poderá ser a diferença em salvar uma vida, destaque ao uso correto do extintor, controle de grandes hemorragias e a ressuscitação cárdio pulmonar”, destaca o 1º Tenente Meneghetti.

Saiba mais

Os cursos ofertados pelo Corpo de Bombeiros são abertos a toda a comunidade de forma gratuita. Não há público específico, todo aquele que deseje adquirir o conhecimento ofertado poderá realizar o curso. 

Para que a comunidade consiga se manter informada dos cursos e treinamentos, deve seguir as redes sociais do CBMSC ou ainda através do portal "Cursos ao Cidadão", disponível do site do CBMSC, ou diretamente no link.

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS CHAPECÓ