O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudante de Jaraguá é destaque em olimpíada de Química

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 30 set 2022 17:52 Data de Atualização: 30 set 2022 18:02

A estudante Julia de Santana Piazera, de 17 anos e matriculada no curso de ensino médio técnico em Modelagem do Vestuário, é a representante do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Ela foi a única estudante do câmpus a ser aprovada nas fases anteriores e participar, em Tubarão, da prova estadual. O resultado da etapa ainda não foi divulgado pelos organizadores.

Atualmente cursando a quarta fase do ensino médio técnico, Julia também já participou de outras competições acadêmicas. “Também competi na OBMEP [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas] em 2018 e ganhei medalha de bronze, e na OBFEP [Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas] desse ano, na qual passei para a segunda fase”, destaca.

Apesar da sua área de formação técnica não ser voltada diretamente à química, a estudante de Jaraguá do Sul já identificou sua afinidade com a área. “No meu primeiro contato com a química eu tive uma certa dificuldade, por isso acabei precisando me dedicar mais e acabei gostando dela”, conta.

A etapa estadual da OBQ foi realizada há cerca de um mês, de maneira presencial na Unisul, em Tubarão. Para participar, porém, foi necessário também contar com apoio dentro de casa. “Fui com meus pais e deu cinco horas de carro até lá. Então foi um tanto cansativo, mas tudo ocorreu bem. Eu lembro que até estava pensando em não fazer a prova por que era muito longe, mas meus pais disseram ‘você não vai perder essa oportunidade por conta de distância’”, relata Julia.

Cerca de 20 estudantes do câmpus se inscreveram nas etapas iniciais da OBQ, tanto do curso técnico integrado em Química quanto do curso técnico integrado em Modelagem do Vestuário. Dependendo do resultado obtido na etapa estadual, Julia poderá se classificar para a etapa nacional, que ocorrerá em 13 de março de 2023.

Para o professor responsável pela articulação do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro junto à Olimpíada Brasileria de Química, Elder Leopoldino, o desempenho de Julia sempre chamou a atenção nas aulas de química. “Mesmo durante a pandemia, no ensino remoto, ela sempre apresentava notas boas em química e fazia trabalhos de ótima qualidade”, recorda.

O professor Elder destaca, ainda, que a OBQ está com período de inscrições abertas novamente para a nova edição da competição. O prazo, porém, é curto: estudantes do ensino médio técnico do câmpus têm até domingo, dia 2 de outubro, para enviar seu nome completo e seu CPF para o e-mail do professor e solicitar a inscrição na etapa inicial. O endereço de e-mail do docente é elder.leopoldino@ifsc.edu.br.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.