O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Resultado de trabalhos selecionados para Mostra Científica será divulgado nesta sexta-feira

EVENTOS Data de Publicação: 03 dez 2021 10:56 Data de Atualização: 03 dez 2021 15:05

Nesta sexta-feira (3), acontece a divulgação dos trabalhos aprovados para a Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC. O evento, que inicia na próxima quinta-feira (9) e segue até o dia 15 próximo, recebeu a inscrição de 66 trabalhos. Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Clovis Antonio Petry, em termos de áreas do conhecimento, há a participação de mais de oito áreas do conhecimento. “Ou seja, das diversas áreas de atuação do IFSC!”, ressalta ele.

Os resumos submetidos estão sendo avaliados conforme a relevância do tema do trabalho: contribuições do trabalho e importância do assunto pesquisado (até 30 pontos); qualidade técnico-científica do trabalho por rigor científico, aplicação de metodologia adequada e utilização de conceitos corretos (até 30 pontos); clareza e objetividade do texto, qualidade da estrutura lógica do resumo e respeito às normas de formatação (até 40 pontos).

Petry conta que a programação ainda está sendo atualizada e pode ser conferida aqui.

Nesta sexta-feira (3), inicia o prazo para submissão de vídeos-relatos, que consistem na apresentação de trabalhos de natureza acadêmica, técnica e científica produzidos por servidores e estudantes, com o objetivo de socializar os conhecimentos e resultados alcançados pelos projetos de pesquisa de iniciação científica e tecnológica.

Clóvis destaca ainda a capacitação sobre o Sisgen, que acontece dia 14 de dezembro, das 16h às 18h, com a servidoras da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Bruna Junqueira Ribeiro e Larissa Santos Pereira.

A Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC tem o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados pelos discentes e servidores da Instituição. Além disso, pretende aproximar a academia da sociedade pela difusão do conhecimento científico e tecnológico, pelo diálogo com a sociedade e pela valorização e incentivo à iniciação científica e tecnológica.

A iniciativa conta com apresentações assíncronas, por meio de vídeo-relatos, de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes e servidores com bolsas fomentadas pelo CNPq e IFSC. Segundo o regulamento da Mostra, é recomendada a apresentação de todos esses projetos fomentados com bolsas, desenvolvidos nos anos de 2019, 2020 e 2021, dos editais 01/2019 (Programa de Iniciação Científica Júnior -PIBIC-EM); 02/2019 (Edital Universal 2019/2020); 01/2020 (Programa de Iniciação Científica Júnior -PIBIC-EM); e 02/2020 (Edital Universal 2020/2021).

Também há a modalidade de participação livre, onde a comunidade acadêmica do IFSC poderá apresentar trabalhos no âmbito dos projetos de pesquisa contemplados em editais internos fomentados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), sendo os autores tanto discentes como servidores do IFSC.

Desafio

O pitch final do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras também acontece durante a mostra. Com apresentação online no dia 13 de dezembro, as três equipes classificadas apresentam seus trabalhos inéditos: Telecom- Armários inteligentes de baixo custo em instituições de ensino, do Câmpus São José; RoadFood Team, do Câmpus Jaraguá do Sul; e Lori - Aerolori - o drone de entregas inteligentes, do Câmpus Florianópolis.   

Os projetos terão de 15 de dezembro a 30 de junho de 2022 para serem executados.

O Pitch é uma apresentação rápida (de 5 a 7 minutos) com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor, cliente ou avaliador) pela ideia inovadora, assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas. O Pitch pode ser apresentado apenas verbalmente ou com o apoio de mídias.

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.