Seminário debate conexões entre saúde coletiva e Análise Institucional

EVENTOS Data de Publicação: 23 mai 2022 14:45 Data de Atualização: 23 mai 2022 15:04

Profissionais, professores e estudantes da área da saúde interessados em conhecer mais sobre os conceitos da Análise Institucional no campo da saúde coletiva têm a oportunidade de participar de um evento internacional sobre o tema. O seminário Análise Institucional e Saúde Coletiva: Experiências em Diálogo, terá transmissão on-line, na próxima sexta-feira (27), às 14h.

Promovido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP), o evento tem o Câmpus Joinville do IFSC como um dos apoiadores. Para participar, os interessados devem fazer inscrição prévia até quarta-feira (25), no Sistema Apolo. A transmissão será pelo canal da Escola de Enfermagem no YouTube.

Clique aqui para fazer a inscrição

O debate será realizado pelas professoras Cinira Fortuna (EERP-USP), Heliana Conde, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Dominique Samson, da Universidade Cergy-Pontoise, da França (CYU-EMA). Também haverá homenagem à professora Solange L'Abbate (DSC/FCM/Unicamp), que coordena o diretório de pesquisa do CNPq “Análise Institucional e Saúde Coletiva”.

Conforme a professora de Enfermagem do Câmpus Joinville, Maristel Kasper, que integra o grupo de pesquisa Análise Institucional e Saúde Coletiva, da Unicamp, o seminário fará uma discussão dos eixos do referencial teórico-metodológico da Análise Institucional: memória, escrita e intervenção.

“No campo da saúde coletiva, na área de saúde, temos uma ligação muito forte com a Análise Institucional, porque temos políticas de saúde, atualmente no Brasil, que foram inspiradas e criadas a partir de conceito desse referencial”, explica professora Maristel, citando como exemplos a Política de Educação Permanente em Saúde e a Política Nacional de Humanização.

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE NEWS