Obmep mobiliza 250 estudantes do Câmpus Chapecó

ENSINO Data de Publicação: 07 jun 2022 14:34 Data de Atualização: 07 jun 2022 17:37

medalhista de competições matemáticas, Alan Bonetti, estava tranquilo ao entrar na sala de aula nesta terça-feira (7). O aluno do técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Chapecó do IFSC participa de competições matemáticas desde o 6º ano. Hoje, no sétimo semestre do ensino médio, participou da primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

"Como participei de várias provas, acabo ficando mais tranquilo e consigo focar nos benefícios que a competição me trouxe e me traz", ressalta Alan. Entre esses benefícios estão o gosto por matemática e raciocínio lógico, e o jeito de olhar para os demais conteúdos. "As conexões que passei a fazer entre as disciplinas foi um grande aprendizado e o fato de eu ter aprendido a dividir problemas grandes em partes pequenas e resolver as partes pequenas para conseguir resolver o problema maior", ressalta.

A Obmep mobilizou cerca de 250 estudantes do Câmpus Chapecó do IFSC, nesta terça. Os alunos do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio participaram da primeira fase da competição e 19 deles serão selecionados para a segunda fase, de acordo com o resultado individual. "Depois de dois anos sem ter a prova presencial, porque em 2020 foi suspensa e em 2021 foi online, este ano retornamos com essa modalidade", comenta a professora de Matemática e organizadora da Obmep no Câmpus Chapecó, Luciane Cecchin Mario.

Ao longo do ano, outras competições serão realizadas pelos alunos, como a 4ª Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), a Olimpíada Internacional de Matemática das Instituições Federais (OMIF).

A Obmep

Mais de 18,1 milhões de alunos de todas as regiões do país participam da prova da primeira fase da 17ª Obmep, nesta terça-feira (7). Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcança, nesta edição, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

As provas serão aplicadas e corrigidas pelas escolas, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA. O estudante teve duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

Alunos com necessidades especiais dispõem de três horas e meia para completar a prova. O regulamento da olimpíada está disponível no site. Os estudantes classificados na primeira fase da OBMEP realizarão a prova da segunda fase, composta por 6 questões discursivas, em 8 de outubro. A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase.

Saiba mais sobre a Obmep

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ NEWS