Câmpus Joinville realiza exame de classificação para cursos técnicos integrados

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 12 jun 2022 16:59 Data de Atualização: 12 jun 2022 17:14

O Câmpus Joinville realizou na tarde deste domingo (12) a prova do exame de classificação para os cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica. Este foi o primeiro exame após dois anos de seleção por sorteio para o Ensino Médio Técnico, durante o período de atividades não presenciais. A prova teve 20 questões de múltipla escolha - sendo 10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática, abrangendo conteúdos do Ensino Fundamental.

Além de Joinville, o IFSC também realizou exame de classificação nos câmpus Florianópolis, Jaraguá do Sul e São José. Juntos, os cinco câmpus estão ofertando 351 vagas em 10 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio pra o segundo semestre. O Câmpus Joinville teve 135 candidatos inscritos para 70 vagas. Com 49 candidatos faltantes, o índice de abstenção foi de 36,3%.

Vitor Hugo Maciel foi o primeiro candidato a deixar o prédio do Câmpus Joinville, no primeiro horário permitido para a entrega da prova, às 15h30. Candidato ao curso técnico integrado em Eletroeletrônica, ele caracterizou a prova como “interessante”. “Foi diferente da maioria das provas que já fiz”, contou Vitor, comparando principalmente às provas de olimpíadas de matemática que participou no Ensino Fundamental. Questionado se o “interessante” seria positivo, ele disse que a sensação é “boa”, principalmente na parte de matemática, que achou fácil.

Candidata a uma das vagas do curso técnico integrado em Mecânica, Giulia Fernandes da Silva não tinha experiência com provas fora das matérias curriculares, mas “até” que gostou da experiência. “A prova estava bem complicadinha, com várias questões de conteúdo que estou aprendendo agora no Ensino Médio. Mas, como estudei pra prova, acho que vou bem. Sinto que vem um bom resultado”, analisou.

Dia de reencontro

Tem coisa melhor que fazer a prova do IFSC com os amigos? E reencontrar amigos? Gabriel Borba, João Vitor Klein Korink e Nicolas Borba estudaram juntos do 6º ao 9º ano na Escola Municipal Professora Maria Regina Leal, mas se separaram ao ingressar no ensino médio no início do ano. Nesse domingo, os três se reencontraram no exame de classificação do Câmpus Joinville.

Depois da prova, além dos comentários sobre dificuldades, facilidades e possíveis respostas do gabarito, a conversa focou na expectativa de voltarem a estudar juntos no IFSC, mesmo que em cursos diferentes. É que Gabriel e Nicolas se inscreveram para o técnico integrado em Eletroeletrônica, e João Vitor fez para Mecânica.

Família presente

O desejo de boa sorte, um abraço e o “ligue quando acabar” marcam a separação de pais e filhos momentos antes do exame de classificação para os cursos técnicos integrados do IFSC. Para a maioria dos adolescentes candidatos, esta é a primeira avaliação que realizam fora do ambiente de suas próprias escolas, e o suporte da família traz segurança e tranquilidade na hora da prova.

Júlia Kayser, de 15 anos, veio ao Câmpus Joinville tentar uma vaga para o curso técnico integrado em Mecânica acompanhada da mãe, Eva, em um trajeto conhecido. “Minha irmã, Nicole, estudou no técnico integrado em Eletroeletrônica. É uma escola de excelência”, elogiou Júlia.

Para a mãe, o ensino é o diferencial do IFSC. “Fazer o ensino médio de qualidade e o técnico ao mesmo tempo traz uma margem de conhecimento maior e uma capacitação profissional que são muito importantes”, contou Eva Kayser.

Já o candidato ao curso técnico integrado em Eletroeletrônica, Christian Diniz da Silva, de 16 anos, veio acompanhado do avô, Adelson Diniz. Para a escolha do ensino médio técnico, ele contou com a influência da mãe e a expectativa de segurança. “Queria estudar aqui desde o ano passado”, disse Christian, que participou do processo para o primeiro semestre, mas sem êxito no sorteio.

Graduado em Contabilidade e Administração, Adelson é um entusiasta dos cursos técnicos, pois seu primeiro curso foi o técnico em Contabilidade, por onde se iniciou profissionalmente. “Com o técnico, o Christian pode se desenvolver profissionalmente, ter a segurança de fazer algo e a capacidade de buscar outros sonhos, outros caminhos”, incentivou o avô.

Próximos passos

O gabarito preliminar do exame será divulgado neste domingo, após as 18h, na página de Provas e Gabaritos. A divulgação dos candidatos aprovados em 1ª chamada será no dia 29 de junho, quando será divulgado também o boletim de desempenho do candidato, a partir das 18h.

Os candidatos aprovados em 1ª chamada terão de 30 de junho a 6 de julho para realizar a matrícula on-line. Depois, as vagas que sobrarem serão disponibilizadas em segunda chamada. A lista dos candidatos aprovados e dos convocados em 2ª chamada e chamadão será divulgada no dia 13 de julho.

As aulas começam no dia 10 de agosto.

Outra possibilidade

Os estudantes que estão fazendo o ensino médio em outras escolas também podem fazer somente o ensino técnico no IFSC. Estão abertas até 27 de junho as inscrições para o processo seletivo para os cursos técnicos concomitantes em Eletroeletrônica e Mecânica no Câmpus Joinville.

Diferente dos cursos técnicos integrados, em que o aluno recebe a formação técnica junto com o ensino médio no IFSC, os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição, em qualquer série, e receba a formação técnica no IFSC. As aulas são no período noturno, com duração de quatro semestres.

Clique aqui para saber mais sobre as inscrições para os cursos técnicos concomitantes

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS JOINVILLE NEWS