Pular para o conteúdo

Notícias

Núcleo de educação a distância do Câmpus São José é habilitado pelo Consup

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 15 jun 2022 19:03 Data de Atualização: 15 jun 2022 19:27

O Núcleo de Educação a Distância do Câmpus São José (NEaD) passou pelo processo de habilitação na última reunião de maio do Conselho Superior do IFSC (Consup). A habilitação, feita após avaliação por uma comissão interna da instituição, certifica que o núcleo atende a todos os requisitos da Resolução 22/2013, que trata da institucionalização da educação a distância no IFSC a partir da criação dos NEaDs.

O NEaD do Câmpus São José já vinha atuando desde fevereiro como um polo do curso de especialização em Gestão Pública para Educação Profissional e Tecnológica, oferecido pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFSC (Cerfead). Além disso, auxilia professores na implementação de cursos e disciplinas que envolvem EaD e no uso do ambiente virtual Moodle, além de ajudar grupos de trabalho sobre como elaborar projetos pedagógicos de curso contemplando atividades letivas a distância. 


O núcleo conta com salas de webconferência e de gravação de vídeos e em breve deve adquirir novos equipamentos para captação e edição de imagens. Também dispõe para os estudantes dos cursos a distância de espaços do câmpus como biblioteca e salas de tutoria e de informática. “Hoje o espaço físico do NEaD já está parcialmente concluído e, neste momento, o setor de compras do câmpus está buscando nas atas dos pregões disponíveis os equipamentos para permitir uma gravação com maior qualidade visual”, destaca o professor Salezio Francisco Momm, designado por portaria do diretor-geral do câmpus como encarregado pelas atividades do NEaD.

Nos planos futuros do núcleo, conta Salezio, estão o de ter bolsistas para edição de vídeos e apoio a professores no uso do ambiente virtual Moodle, além de trazer para o Câmpus São José mais cursos oferecidos pelo Cerfead.

O que são os NEaDs

Os Núcleos de Educação a Distância foram criados pela Resolução 22/2013 do Conselho Superior do IFSC e são espaços destinados ao desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas relativas à oferta dos cursos a distância de cada câmpus. São estruturados de acordo com a proposta pedagógica de cada câmpus, possuindo estrutura física, tecnológica e de pessoal necessárias para o seu funcionamento.

A solicitação de habilitação do NEaD e seu relatório de avaliação são enviados sempre ao Conselho Superior do IFSC, para apreciação e deliberação. Na última reunião do conselho em maio, além do NEaD do Câmpus São José, foram habilitados os núcleos dos câmpus Jaraguá do Sul-Rau e São Lourenço do Oeste. Confira abaixo a gravação da reunião (o ponto de pauta dos NEaDs começa aos 48min17s do vídeo).

 

 
INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod03

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.