O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Diretores unem-se para defender Câmpus SLO e tratar da importância do IFSC no Oeste

CÂMPUS SÃO CARLOS Data de Publicação: 21 jun 2022 16:40 Data de Atualização: 31 out 2022 10:52

Os diretores dos cinco câmpus do IFSC localizados no Oeste catarinense realizaram uma conversa com os servidores e coletiva com a imprensa, nesta terça-feira (21), no auditório do Câmpus São Lourenço do Oeste. A ideia foi compartilhar a história, o contexto atual das cinco unidades, e tratar da importância dos Institutos Federais para o desenvolvimento da região Oeste catarinense.

Os diretores relembraram do início das unidades do IFSC em Chapecó, São Carlos, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Xanxerê. Frisaram a importância do apoio da comunidade e dos poderes Executivo e Legislativo locais para conquistarem as atuais estruturas físicas, e a necessidade desse apoio continuar para que consigam ampliar as ofertas de cursos gratuitos em toda a região, especialmente em São Lourenço do Oeste.

"A presença dos cinco diretores em São Lourenço do Oeste reforça a preocupação da rede federal com a permanência do IFSC na cidade. Ainda, essa presença fortalece a importância da rede federal na região Oeste. Mostramos que cada unidade tem a sua vocação para atender a comunidade local, o que faz os IFs serem ímpar onde estão inseridos e desenvolvam aquela região, ofertando cursos de qualificação, técnicos, graduações e pós-graduações - ou seja - formando mão de obra para o mundo do trabalho e fazendo diferença na vida das pessoas", afirma o diretor-geral do Câmpus SLO, Daniel Carossi.

Cursos gratuitos no Oeste

Daniel Carossi, diretor-geral do Câmpus São Lourenço do Oeste, contou a novidade aos presentes: de que o IFSC deve conquistar uma sede própria no município no futuro, após acordo entre a instituição e a prefeitura para a busca de um terreno.

“Tivemos um ótimo diálogo entre IFSC e Prefeitura, na semana passada. O Município colocou-se à disposição para viabilizar um terreno para construirmos uma estrutura própria para o IFSC em São Lourenço do Oeste. E, enquanto isso, continuamos utilizando a estrutura da antiga EEB Rui Barbosa”, relatou Carossi.

Atualmente, o câmpus oferta os técnicos concomitantes em Administração e Agronegócio (ensino médio em outra escola e técnico no IFSC); técnicos subsequentes em Desenvolvimento de Sistemas e Logística (pós-médio); além de diversos cursos de qualificação profissional rápidos e especializações a distância.

Diego Albino Martins, diretor-geral do Câmpus São Miguel do Oeste, relembrou do início do câmpus há 12 anos, e das evoluções feitas com o passar desta década. O câmpus oferta, atualmente, os técnicos integrados em Agropecuária, Alimentos e Eletromecânica (ensino médio e técnico juntos); o técnico subsequente em Administração (pós-médio); o técnico concomitante em Eletromecânica (ensino médio em outra escola e técnico no IFSC); a graduação em Agronomia e o curso Superior de Tecnologia em Alimentos; além de cursos de qualificação profissional rápida e especializações a distância.

Raimundo Castro, diretor-geral do Câmpus São Carlos, recordou dos primeiros cursos ofertados em locais provisórios, e dos sete anos de instalação física do câmpus no bairro Jardim Alvorada. Atualmente, atendem estudantes de 11 cidades próximas a São Carlos, entre elas Palmitos e Alpestre (RS).

Ofertam os técnicos integrados em Agropecuária e Edificações (ensino médio e técnico no IFSC); o técnico concomitante em Edificações (ensino médio em outra escola e técnico no IFSC); o técnico subsequente em Agropecuária (pós-médio); a graduação em Engenharia Civil; além de cursos de qualificação profissional rápida e especializações a distância.

Sandra Agne, diretora-geral do Câmpus Chapecó, lembrou da demanda inicial da área industrial metalmecânica. A principal novidade é a aquisição de um novo terreno, de 4 mil metros quadrados, para conseguir expandir a unidade. O câmpus oferta, atualmente, o técnico integrado em Informática (ensino médio e técnico no IFSC); os técnicos subsequentes em Eletroeletrônica, Mecânica, Segurança do Trabalho (pós-médio); o técnico em Eletromecânica (Proeja); a graduação em Engenharia de Controle e Automação; além de cursos de qualificação profissional rápida e especializações a distância.

Ricardo Zanchett, diretor-geral do Câmpus Xanxerê, lembrou dos 12 anos de criação da unidade e das evoluções feitas com o passar dos anos para chegar à estrutura física e ofertas atuais: dos técnicos integrados em Alimentos, Informática e Mecânica (ensino médio e técnico no IFSC); graduação em Engenharia Mecânica; especializações em Intervenção Assistida por Animais, Multiletramentos na Educação, Ciência e Tecnologia de Alimentos; além de especializações a distância e cursos de qualificação profissional rápida.

“Neste momento, estamos iniciando um movimento com as autoridades para ampliação da área física do terreno e conseguir ter estrutura de ginásio para nossos alunos, por exemplo, e ampliar o número de servidores e ofertas aos estudantes”, destacou Zanchett.

Audiência pública

Na noite de segunda-feira (20), os diretores do Oeste também participaram e deram apoio ao Câmpus São Lourenço do Oeste durante uma audiência pública organizada pelo deputado-federal Pedro Uczai e a deputada-estadual Luciane Carminatti. O objetivo principal foi debater a Portaria 713/2021, que aponta a possibilidade de que os câmpus avançado - como é o caso de SLO - transformem-se em câmpus pleno de fato, ou apenas em um pólo de outro câmpus, ou que sejam extintos.

"Temos potencial de ser um câmpus pleno/autônomo e inclusive nos desvinvulando do Câmpus São Miguel do Oeste, com quem somos vinculados hoje. Com isso, também continuamos fortalecemos a oferta de cursos gratuitos e de inúmeros projetos na nossa região de São Lourenço do Oeste", defende o diretor-geral Daniel Carossi.

Além disso, a audiência também debateu a estrutura física do Câmpus SLO, já que a unidade utiliza um espaço cedido oficialmente, no bairro Progresso. "Debatemos este assunto para deixar a comunidade ciente da situação atual do IFSC no município, e para cobrar agilidade do Executivo Municipal quanto à possibilidade de termos um terreno para sede própria", destaca Carossi. Esta promessa foi feita durante uma reunião entre o IFSC e a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste. 

 

CÂMPUS SÃO CARLOS CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE CÂMPUS XANXERÊ CÂMPUS CHAPECÓ NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.