Visitas técnicas complementam formação de estudantes da Engenharia Civil

ENSINO Data de Publicação: 06 jul 2022 16:29 Data de Atualização: 06 jul 2022 16:34

Estudantes de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma realizaram nas últimas semanas uma série de visitas técnicas a obras e empresas, processo que complementa a formação teórica e prática no IFSC. No último sábado (2), foi realizada uma visita às obras da BR 285, na Serra da Rocinha, localizada em Timbé do Sul, para observar o andamento das obras.

Visitas técnicas são uma oportunidade para que os estudantes observem in loco questões e conceitos trabalhados em sala de aula, discutam com profissionais do mercado e vislumbrem diferentes possibilidades de atuação profissional.

“A obra de pavimentação da Serra da Rocinha é uma obra bem interessante e desafiadora. Ali eles puderam observar na prática uma série de conhecimentos de forma aplicada. Uma obra dessa possui uma série de conhecimentos específicos que agrega muito no desenvolvimento profissional dos alunos. Fomos acompanhados por um engenheiro que nos apresentou os detalhes da obra. Lá visitamos uma série de obras de infraestrutura, contenções, pavimentação e o canteiro de obras”, relata o coordenador do curso, Anderson Muller. A visita técnica reuniu 23 estudantes da disciplina de Práticas Construtivas.

Já na disciplina de Estruturas de Concreto Armado 2, estudantes do curso realizaram, no mês de junho, uma visita técnica às obras na avenida Santos Dumont, em Criciúma, onde estão sendo construídos um viaduto e uma trincheira para substituir a antiga rotatória. “A obra consiste em um viaduto feito de concreto armado, além de uma trincheira para o cruzamento das vias. Esse tipo de visita ajuda a visualizar na prática a concepção e detalhamento de estruturas em concreto armado. Favorece o entendimento de detalhes do projeto”, explica o professor Bruno Fazendeiro, responsável pela disciplina.

Além das visitas às duas obras, os estudantes de Engenharia Civil participaram recentemente de visitas às empresas Imbralit, que trabalha com produtos de fibrocimento, e Pierini Revestimentos Cerâmicos, e também a uma obra da construtora Fontana.

CÂMPUS CRICIÚMA ENSINO