O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus oferece curso inédito e as inscrições estão abertas até 27 de julho

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 21 jul 2022 10:32 Data de Atualização: 22 jul 2022 07:26

O Câmpus Florianópolis mais uma vez ratifica sua característica de inovar. Estão abertas até 27 de julho as inscrições para o curso de qualificação profissional dirigido a Frentistas. Tanto para aqueles que já desempenham a função, como para os que desejam mais uma oportunidade no mercado de trabalho. “O curso é inédito no nosso câmpus e até onde sei é inédito para a Rede (Federal) e será a primeira oferta. Este é um curso de qualificação profissional abrangente. Existem cursos de duração mais curta do que este oferecidos pelas redes de postos exclusivos aos seus colaboradores”, destaca o professor e servidor articulador do curso, Lucas Yoshida.

Será um curso de 160 horas, ministrado nas instalações do curso Técnico em Manutenção Automotiva do IFSC. O curso terá três disciplinas principais: Qualidade, meio ambiente e legislação; Combustíveis e Fluídos Automotivos; e Noções básicas de manutenção. “Assim, neste curso, o aluno não só estudará sobre temas diretamente relativos ao trabalho de Frentista como combustíveis, lubrificantes, segurança no trabalho, mas também, tópicos relativos ao conhecimento básico sobre os sistemas automotivos”, ressalta Yoshida. 

Segundo ele, a expectativa é que o egresso tenha a habilidade de conhecer os diferentes tipos de combustíveis, realizar testes de adulteração, identificar óleos lubrificantes e realizar corretamente o abastecimento destes fluídos. Além disso, o estudante conhecerá boas práticas para conservação da estrutura veicular, calibragem de pneus, lavação, descarte de resíduos, atendimento ao público, dentre outros. 

Para Lucas, um cidadão melhor qualificado está mais apto para o mercado de trabalho e conseguirá obter melhor desempenho e atendimento ao público. “É interessante que o profissional tenha o conhecimento técnico sobre o produto que está a oferecer ao cliente, inclusive sobre um tema bastante sensível ao público geral que é a adulteração de combustíveis”, justifica ele. 

O professor chama atenção também para a responsabilidade desse profissional ao realizar ações no veículo. “Erros simples como abastecer fluidos nos reservatórios errados podem gerar danos de grande monta nos veículos. Assim, é um aspecto muito importante que o profissional frentista saiba, por exemplo, o que se passa por debaixo do capô de um carro. Por fim, o trabalho de Frentista é também bastante insalubre pelo contato frequente com produtos voláteis e oleosos, sendo muito importante o bom conhecimento sobre como se manter em saúde e segurança. 

Detalhes práticos

São oferecidas 15 vagas para esse curso, cujas aulas serão no turno da noite, às segundas, terças e quintas-feiras, no horário das 18h30 às 22h30. A data prevista para início das aulas é 29 de agosto, e o término em 1 de dezembro. É destinado a estudantes e/ou trabalhadores que tenham concluído o ensino fundamental dos anos iniciais, segundo o Guia do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de cursos FIC e ter idade mínina de 18 anos.

As inscrições devem ser feitas de forma on-line, no sistema de inscrição. Porém, os estudantes podem obter informações nos câmpus, presencialmente ou por telefone, ou ainda pelos e-mails  manutencaoautomotiva.tec.fln@ifsc.edu.br  ou lucas.yoshida@ifsc.edu.br.

Os documentos necessários e demais informações podem ser consultados no Edital 10/Deing/2022-2.

A seleção dos candidatos será por sorteio público. 

Demais cursos

O Câmpus Florianópolis oferece também no mesmo edital os cursos de Proteção Radiológica (30 vagas) e Cuidado de Enfermagem sensível no Ciclo Gravídico Puerperal (40 vagas). Ambos serão presenciais, com aulas noturnas. 

ESTUDE NO IFSC NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.