Projeto do Câmpus Garopaba transforma garrafas PET em pufes

EXTENSÃO Data de Publicação: 03 ago 2022 16:56 Data de Atualização: 15 set 2022 18:00

Um projeto de extensão do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Garopaba está dando uma nova utilidade a um tipo de material bastante comum: garrafas PET (sigla para Polietileno Tereftalato, um polímero termoplástico) de dois litros estão sendo transformadas em pufes graças a um projeto de extensão “Chamando e Envolvendo a Comunidade de Garopaba para a Reciclagem de Garrafas PET”.

E é a própria comunidade que transforma o material. Os moradores do bairro Campo Duna, onde o Câmpus Garopaba está localizado, estão sendo capacitados, em oficinas educativas no próprio pavilhão da comunidade e no Câmpus, para a reutilização do material. O coordenador do projeto, professor Júlio Bragaglia, explica que as oficinas visam conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, produzir objetos úteis. “O PET é muito leve, torna-se também muito fácil de manusear, sendo que também serão utilizadas a reciclagem de caixas de papelão que servirão como revestimento para os pufes”, explica o professor.

Aluna uniu artesanato com preservação ambiental

O projeto é uma iniciativa da estudante do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental, Rita Luciana Jacoby, que entrou em contato com o professor, relatando a preocupação com a quantidade de garrafas PET descartadas em lixões.

Rita explica que as garrafas pet são altamente poluidoras, pois demoram décadas para se decompor na natureza. Menos de 50% são reutilizadas ou recicladas, a maior parte é descartada em lugares impróprios ou vão parar nos rios e no mar. “Eu gosto muito de trabalhar com artesanato, já havia feito em pequena escala alguns pufes de garrafa pet para minha casa. Em nosso retorno após pandemia notei que o câmpus estava necessitando de lugares para os alunos sentarem nos intervalos da aula, pensei por que não fazer pufes de garrafa pet? É barato, forte e estarei dando uma contribuição efetiva para o descarte adequado desse material, que sempre foi uma das minhas preocupações”, destaca a aluna.

Durante a Semana do Meio Ambiente do Câmpus Garopaba, foi realizada oficina com os alunos dos cursos superiores e técnicos, quando foram produzidos 10 pufes com material arrecadado no próprio câmpus. Para as próximas etapas, a arrecadação de garrafas será realizada a partir de campanhas de sensibilização dos estudantes e servidores, em conjunto com a comunidade externa. A intenção é que parte dos pufes produzidos seja utilizada nas áreas de convivência do câmpus.

O professor Júlio explica que a intenção é dar continuidade ao projeto, como forma de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, evitando o descarte das garrafas PET, bem como aproximar o Câmpus Garopaba da comunidade do seu entorno. Para Rita, a maior dificuldade é engajar a comunidade, “mas seguimos acreditando na ideia e plantando a semente da reciclagem por onde passamos”.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O projeto foi aprovado pelo Edital 02/2022 da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), que teve como um dos critérios de seleção a relação do projeto com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial, um plano de ação global adotado durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2015, a serem implementados até 2030. Em 2017, o IFSC assinou o Termo de Adesão ao Movimento ODS - Santa Catarina, assumindo compromissos com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis como organização signatária.

O projeto “Chamando e Envolvendo a Comunidade de Garopaba para a Reciclagem de Garrafas PET” tem relação com os seguintes ODS: ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, e ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

-> Conheça os mais projetos relacionados aos ODS no IFSC

EXTENSÃO CÂMPUS GAROPABA NEWS