Estudante compartilha a experiência de fazer intercâmbio virtual

ENSINO Data de Publicação: 07 ago 2022 18:15 Data de Atualização: 07 ago 2022 18:45

O Blog dos Intercambistas do IFSC publicou na última semana relatos de estudantes do IFSC que participaram de programas de mobilidade virtual. Uma delas foi a aluna Marcia Romão, do curso superior de tecnologia em Gestão do Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente, que participou de aulas na Universidad de Deusto, da Espanha.

Leia a seguir o relato de Marcia sobre como foi a experiência de intercâmbio dela.

Relato de Marcia Romão | Estudante do curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente

A minha experiência na Universidade de Deusto me motivou bastante a buscar por outras chances de estudar fora do país. A oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aprender de uma forma bem diferente da que estou habituada foi gratificante.

A mobilidade virtual me possibilitou conhecer uma outra cultura, interagir com colegas do mundo todo e de diversos cursos. Fiz ótimas amizades com colegas de outros países, como Chile e Irlanda, meninas maravilhosas que me ensinaram muito e que ficaram minhas amigas na vida pessoal também.

Fiz duas disciplinas e as aulas foram muito boas. Os docentes são muito capacitados e os colegas de aula muito motivados. A pontualidade é britânica e a rapidez com que fazem as tarefas é inacreditável.

Houve atividades em grupo, apresentações de trabalhos e a utilização do Google Meet para as aulas síncronas e do Moodle para as atividades facilitou bastante, uma vez que utilizo em alguns cursos do IFSC. Pude aproveitar bem os conteúdos e a vivência com os professores e os colegas de curso, sempre dispostos a ajudar, o que foi muito bom, pois era uma metodologia nova, em outro idioma e as disciplinas foram bem puxadas, com muitas atividades, bem acima do que estamos habituados aqui no Brasil.

Uma das disciplinas foi muito enriquecedora, pois a professora é maravilhosa e me motivou muito a estudar. Sempre conversava com ela antes da aula e aprendi muito com sua experiência. A forma como a professora distribuía as atividades fazia com que todos conseguissem acompanhar a disciplina e sua dinâmica de trabalho era excelente. Fiquei muito feliz em ter sido a melhor aluna da disciplina e irei aproveitar muito essa experiência no meu dia a dia. Sempre será uma boa lembrança.

Em outra disciplina, a situação foi um pouco diferente, pois como os cursos são na língua espanhola e, apesar de conseguir compreender bem, senti um pouco de dificuldade em fazer os testes e as provas no tempo exigido pela professora. Porém, acredito que estudar em outro país, com outra cultura, é um desafio que nos estimula a seguir em frente e, sobretudo, aperfeiçoar a língua nativa do país. Apesar de sentir dificuldade, fui bem na disciplina, o que também me motiva a enfrentar novos desafios em outras instituições de ensino.

Também participei do Virtual Buddy Program, onde tivemos encontros mensais com alunos do mundo todo e fiz novas amizades. Eu sempre quis estudar em outro país e a oportunidade na Universidade de Deusto sem dúvida foi perfeita. Vale a pena fazer uma mobilidade acadêmica e espero repetir essa experiência em outras universidades, pois é sempre bom sair da zona de conforto, adquirir novos conhecimentos e fazer novas amizades.

ENSINO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE