Estudantes relatam conquistas após passar pelo IFSC, que comemora oito anos em São Lourenço do Oeste

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 23 ago 2022 12:49 Data de Atualização: 27 set 2022 09:09

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completa oito anos em São Lourenço do Oeste, no dia 26 de agosto. É quase uma década de ofertas de cursos de qualificação profissional rápida, técnicos e especializações. Foram parcerias públicas e privadas que garantiram, primeiramente, uma estrutura no Distrito Frederico Wastner e, atualmente, no bairro Progresso, na antiga EEB Rui Barbosa - cedida oficialmente ao IFSC por dez anos.

“Hoje nosso câmpus conta com 23 servidores, sendo 9 técnicos e 14 docentes e proporcionamos à comunidade várias ações de formação, que envolvem projetos e programas sociais, oferta de cursos de qualificação profissional, oferta de cursos técnicos e ofertas de especializações. Um câmpus que faz a diferença junto à comunidade e possui um grande potencial de contribuir com o momento e o desenvolvimento da região por meio da qualificação profissional”, afirma o diretor-geral do Câmpus SLO, Daniel Carossi. Saiba mais sobre essa história aqui.

Estudantes que passaram ou estudam atualmente no câmpus relatam suas experiências de como foi ou têm sido estudar no IFSC e colher resultados a partir dos conhecimentos adquiridos. A egressa do técnico em Vendas, Ester Raquel Grosz passou pelo IFSC com um foco: agregar mais conhecimento para chegar a gestão da empresa onde trabalhava, pois a graduação e a especialização que havia cursado não garantiram o conhecimento necessário em áreas como marketing, vendas e gestão.

“Pude aprender tudo isso em um único curso (técnico em Vendas) e o resultado é que além de chegar a gestão da empresa, há seis meses assumi uma das maiores empresas da nossa região. Posso dizer com toda a convicção que foi a equipe pedagógica e os professores mais bem preparados que eu já tive na vida”, afirma Ester.

Para a chefe do Departamento de Ensino do câmpus, Daiana Schmidt, esses depoimentos mostram a importância e o potencial do IFSC. "Mesmo diante dos inúmeros desafios, nestes oito anos cumprimos com nossa missão institucional  e estamos levando educação gratuita e de qualidade para a população da região. É gratificante ouvir o relato de  cada estudante e sentir em sua falas a transformação que a educação proporciona na vida das pessoas, seja na atuação profissional, no exercício da cidadania e em seus aspectos pessoais. Isso nos encoraja e motiva ainda mais em lutar pela ampliação do IFSC em São Lourenço do Oeste e oportunizar a mais cidadãos novos cursos e novas possibilidades”, afirma Daiana.

Apesar de todo este potencial que a instituição coloca à disposição aqui no município, segundo o diretor Daniel, “temos também grandes desafios com a nossa implantação, infraestrutura, consolidação e expansão de cursos. A demanda da qualificação profissional é crescente, é necessário proporcionar um maior número de vagas e cursos para atender a comunidade da região como novas oportunidades”, afirma.

Confira relatos de estudantes e egressos

Greyce Kely Piovesan, egressa do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Plantas Medicinais:

Estela K. Perego, egressa do Mulheres Sim e do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Plantas Medicinais

Mauriceia R. Dalle Tese, estudante do técnico em Agronegócio:

Ester R. Grosz, egressa do técnico em Vendas:

José Luiz dos Santos, egresso do técnico em Logística:

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE INSTITUCIONAL EVENTOS NEWS