Alunos de Eletrotécnica do IFSC desenvolvem projeto para automação residencial para economia de energia

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 13 set 2022 13:48 Data de Atualização: 15 set 2022 16:30

Técnicos em Eletrotécnica formados pelo Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) desenvolveram, em versão reduzida, um projeto de automação residencial com foco na economia de energia elétrica. Utilizando plataformas conhecidas no mercado e de fácil utilização, os técnicos buscaram demonstrar como a tecnologia pode auxiliar na economia de energia por meio do controle da iluminação artificial em residências.

O projeto foi desenvolvido por Andrei Leandro, Cleberson Ferreira da Silveira e Wagner Borges, como trabalho de conclusão do curso técnico subsequente em Eletrotécnica do IFSC Câmpus Criciúma. O trabalho foi apresentado em julho deste ano.

No sistema desenvolvido e apresentado através da maquete de uma casa, as lâmpadas da residência acendem somente quando a iluminação natural é insuficiente. Além disso, a iluminação artificial é controlada por um “dimerizada”, ou seja, controlada através de um aparelho chamado “dimmer”, a partir da incidência de luz em um sensor LDR (resistor dependente de luz, na sigla em inglês). O “cérebro” do sistema funciona por intermédio das plataformas de prototipagem Arduíno e NodeMCU. E as informações sobre o consumo de energia da residência são apresentadas na tela do celular do usuário, de uma forma simples e de fácil acesso.

“O projeto apresentou um sistema de iluminação inteligente, capaz de garantir luminosidade adequada para determinadas situações e ambientes da residência. Conforme os embasamentos teóricos apresentados ao longo da pesquisa, a luz, quando tem sua intensidade regulada conforme a necessidade de uso, faz com que as lâmpadas não precisem ficar acesas em sua capacidade máxima, gerando aumento de vida útil das mesmas e também gerando economia de energia”, escreveram os autores do trabalho em sua conclusão.

De acordo com Cleberson da Silveira, um dos integrantes do grupo, o objetivo do projeto foi fazer uma demonstração sobre o uso da tecnologia para a economia de energia elétrica. Embora o sistema possa ser aplicado em residências, há modelos profissionais que costumam ser implantados – e que se baseiam no mesmo microcontrolador utilizado pelos alunos.

“Queríamos demonstrar a economia de energia através da automação residencial. É algo que abrange muita coisa, como sistemas de ar-condicionado, acesso, vigilância. Nós fizemos um sistema que ‘dimerizava’ a iluminação interna da casa, conforme a iluminação solar. Da mesma forma, na área externa, um sistema em que as luzes só são acesas à noite”, explica.

O professor Guilherme Manoel destaca a qualidade do trabalho e como ele está conectado a uma tendência crescente no mercado.

“A equipe apresentou um sistema miniatura de automação residencial, demonstrando as questões de eficiência energética com o uso da automação em residências. Eles desenvolveram um controle de iluminação baseado na leitura da iluminação natural, ou seja, o sistema reduzia a iluminação artificial automaticamente quando detectava o aumento da iluminação natural no ambiente. Esse controle também permitia acionamento via aplicativo de alguns pontos de luz, evidenciando assim a tendência atual na área de domótica nas residências”, afirma.

CÂMPUS CRICIÚMA ENSINO