Curso de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma recebe conceito 4 na avaliação do MEC

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 14 set 2022 15:44 Data de Atualização: 14 out 2022 18:17

O curso de graduação em Engenharia Civil do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) obteve conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação. A avaliação foi realizada de 31 de agosto a 2 de setembro, de forma virtual. O conceito é considerado de excelência e indica que o curso atende os critérios de qualidade exigidos pelo MEC.

Durante três dias de visita virtual, os avaliadores indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC, tiveram uma série de reuniões com professores e estudantes do curso, com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), composto pelos professores responsáveis pelo acompanhamento do projeto pedagógico do curso, e também com servidores responsáveis por setores como Biblioteca, Registro Acadêmico e Estágio, entre outros. Os avaliadores também puderam conhecer a infraestrutura da instituição e conferir as documentações relacionadas ao curso e ao corpo docente.

Ao final da avaliação, o curso de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma ficou com nota 4,29 em organização didático-pedagógica, 3,80 em corpo docente e tutorial e 4,38 em infraestrutura. A nota final do curso ficou em 4,12, resultando no conceito 4 na escala que vai de 1 a 5.

Com a avaliação da Engenharia Civil, agora os três cursos de graduação do Câmpus Criciúma já receberam o Conceito de Curso por parte do MEC. Todos com índices de excelência: Engenharia Mecatrônica com conceito 4 e Licenciatura em Química com conceito 5, nota máxima.

O Conceito de Curso

Como explica a Procuradora Educacional Institucional do IFSC, Margarete Macedo de Carvalho, o Conceito de Curso (CC) é uma nota gerada após a visita dos avaliadores do Inep/MEC nos processos de reconhecimento ou renovação do reconhecimento dos cursos e tem caráter permanente. A avaliação leva em conta a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e tutorial, e a infraestrutura. A cada uma das dimensões é atribuída uma nota, de 1 a 5, e os três conceitos são usados para calcular o conceito final do curso.

“As avaliações feitas pelo MEC por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e, especificamente, o Conceito de Curso, gerado após a visita, é muito importante para a instituição de ensino superior e para o estudante”, destaca.

Ainda de acordo com a procuradora, o CC garante ao estudante que seu curso está amparado por uma instituição com boa metodologia, suporte pedagógico de qualidade e corpo docente qualificado, demonstra que o curso cumpre os requisitos exigidos pelo MEC, no caso das notas iguais ou maiores que 3, permite que o diploma tenha valor nacional e também que o estudante possa se registrar em seu conselho profissional.

“Cabe destacar que o conceito recebido pelo curso de Engenharia Civil, 4, é um ótimo conceito, pois, apesar de indicar que há pontos a serem aprimorados, os avaliadores consideraram que o curso atende aos critérios de qualidade exigidos pelo MEC”, conclui a procuradora.

Coordenador do curso de Engenharia Civil, o professor Anderson Muller destaca a importância do conceito para os estudantes. “O conceito obtido nos deixa felizes e demonstra a qualidade do que fazemos no nosso Câmpus, além de indicar também pontos que podem e devem ser melhorados no curso. Para os alunos, o conceito é a certeza de que estão em um curso de qualidade, o que terá muita relevância em seus currículos”, afirma. “Queremos agradecer a todos os servidores do Câmpus que colaboram positivamente com nosso curso. Muitos colaboraram de forma indireta nestes resultados, como os funcionários terceirizados, estagiários, empresas parceiras e outros, e a eles também cabe nosso agradecimento”, conclui.

O curso

O curso de Engenharia Civil do IFSC Câmpus Criciúma tem duração de dez semestres e entrada anual, com 40 vagas no total. Destas, metade é destinada ao Vestibular Unificado UFSC/IFSC, com inscrições abertas até o dia 13 de Outubro. As outras 20 vagas são selecionadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conforme calendário do Ministério da Educação.

Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais para a solução dos diversos problemas e desafios da construção civil são as atribuições do bacharel em Engenharia Civil. O curso é voltado ao fazer tecnológico no ambiente de produção, com uma forte relação entre teoria e prática e privilegiando a aplicação da tecnologia disponível.

Em sua infraestrutura voltada ao curso, o Câmpus Criciúma possui laboratórios de Informática, Química, Matemática e Práticas Pedagógicas, Física, Instalações Elétricas, Desenho, Maquetaria, Canteiro de Obra, Materiais e Solos e de Estruturas.

Saiba mais no Guia de Cursos.

CÂMPUS CRICIÚMA INSTITUCIONAL