Aluno de Ciência da Computação embarca neste mês para intercâmbio na Europa

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 16 set 2022 15:30 Data de Atualização: 16 set 2022 15:35

Em 26 de setembro a vida do estudante Pedro Henrique Nunes de Souza, aluno da 4a fase de Ciência da Computação do Câmpus Lages do IFSC, ganhará um capítulo marcante. Ele embarca para Portugal, onde fica até 24 de dezembro realizando intercâmbio por meio do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie). Ele foi um dos contemplados no último edital do programa.

Natural de São José dos Campos (SP), Pedro fará parte do projeto Adopt4Paws Web App, implementado no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), instituição portuguesa que receberá o estudante. "O projeto consiste em implementar um site na internet, que tem como função ajudar os donos  e coordenadores do Adopt4Paws a gerenciar a adoção de gatos e cachorros. O Adopt4Paws é um projeto de startup que possui como objetivo ajudar os animais abandonados", esclarece Pedro.

O aluno veio para Lages por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Ao realizar o vestibular, escolheu o curso de Ciência da Computação no IFSC e veio atrás de seus objetivos, entre eles o intercâmbio. "Eu sempre quis fazer intercâmbio, acho que é uma experiência incrível, tanto de crescimento profissional, quanto pessoal. Antes de vir para o IFSC eu já havia pesquisado sobre esta oportunidade, então eu fiquei de olho esperando abrir as inscrições", completa.

-> Pelo Mundo: veja mais relatos de quem participou do programa

Pedro irá se juntar às centenas de alunos que já realizaram intercâmbio pelo Propicie, oferecido pelo IFSC desde 2010 e que conta com parcerias em Portugal, Finlândia, Alemanha, Espanha, entre outros países. Para o coordenador do curso superior em Ciência da Computação, Leonardo Bravo, a iniciativa proporcionará ao aluno o desenvolvimento de sua autonomia, a capacidade de adquirir novos conhecimentos, a possibilidade de aprender um novo idioma ou aprimorar aquele que já sabe e ter muitas novas experiências.

"O intercâmbio será um diferencial para seu currículo, pois estar em um outro país possibilita vivenciar na prática a profissão e amplia os horizontes do estudante. Durante seu intercâmbio o aluno frequentará as aulas, fará trabalhos solicitados pelos professores, realizará provas e participará de projetos de pesquisa. Sendo assim, o estudante terá contato com novos modelos de educação, enriquecendo ainda mais a vivência em um país estrangeiro", completa o coordenador.

CÂMPUS LAGES INTERNACIONAL NEWS