O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Pesquisa desenvolvida em especialização do IFSC é publicada em periódico internacional de gastronomia

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 14 out 2022 02:20 Data de Atualização: 18 out 2022 00:09

O curso de especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente teve seu primeiro artigo publicado e foi em grande estilo: num periódico internacional dos mais importantes da área de gastronomia, a International Journal of Gastronomy and Food Science (Revista Internacional de Gastronomia e Ciência dos Alimentos, em português).

O artigo, chamado “Gastronomy knowledge in the socio-cultural context of transformations” (“Conhecimento gastronômico no contexto sociocultural de transformações”, em português), aparece na edição 29 do periódico, publicada em setembro, e é resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Guilherme Henrique Koerich, coautor da publicação junto com sua orientadora, a professora Silvana Graudenz Müller.

O trabalho de Guilherme consistiu numa análise em mais de mil artigos, teses, dissertações e outras publicações sobre como se dá a construção do conhecimento gastronômico. Entre as conclusões, estão as de que não há uma unidade de definição única sobre o que é a gastronomia e de que a gastronomia é um ramo do conhecimento, mas não uma ciência, pois utiliza-se de outras ciências para se constituir. “Ela teria que ter método próprio para ser considerada ciência”, explica.

Guilherme, que é técnico em assuntos educacionais na Pró-Reitoria de Ensino do IFSC, tem formação superior (graduação e mestrado) em Gastronomia e Turismo e, além de ter concluído a especialização no Câmpus Florianópolis-Continente, cursa doutorado em Engenharia do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele avalia que a experiência acadêmica ajudou-o a realizar a extensa pesquisa para o TCC e espera que ela ajude no entendimento sobre o que é a gastronomia na reflexão e valorização da profissão de gastrônomo.

Foi o primeiro artigo que Guilherme publicou em uma revista internacional e ele está disponível, em inglês, gratuitamente no site da revista por até 50 dias após a publicação. Ano passado, Guilherme havia participado de um livro sobre pesquisa na área de gastronomia escrevendo um dos capítulos da obra.
 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE PESQUISA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.