Últimos dias: inscrições para cursos técnicos integrados do Câmpus Joinville vão até 04/11

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 01 nov 2022 10:15 Data de Atualização: 01 nov 2022 10:29

Termina na próxima sexta-feira, 4 de novembro, o período de inscrição para os cursos técnicos integrados do Câmpus Joinville: Eletroeletrônica (35 vagas) e Mecânica (35 vagas). O processo seletivo será por exame de classificação. As inscrições devem ser feitas pela internet no portal de inscrições.

Como o processo seletivo será por exame de classificação, os candidatos devem ficar atentos a todas as etapas do cronograma do Edital 04/DEING/2023/1. Todas as informações estão disponíveis no site www.ifsc.edu.br/mediotecnico2023.

Como faço para me inscrever?

Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal de inscrições e seguir os passos:

• - clicar em “Inscrição e acompanhamento”;
  • - selecionar a opção “Quero me inscrever”;
  • - selecionar o Câmpus Joinville;
  • - selecionar o curso (Eletroeletrônica e Mecânica)
  • - preencher todos os dados solicitados;
  • - assinalar o município para realização da prova;
  • - assinalar sua opção por ampla concorrência ou sistema de cotas para escolas públicas (veja mais detalhes abaixo);
  • - conferir os dados do comprovante de inscrição;
  • - imprimir o comprovante de inscrição e o boleto bancário.

É preciso pagar para se inscrever no processo seletivo?

Como o processo seletivo do Edital 04/DEING/2023/1 é por exame de classificação (prova), é cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 55,00. Esse valor deve ser pago por meio do boleto emitido no processo de inscrição. O último dia para pagamento da taxa é 7 de novembro.

É possível solicitar atendimento especial para realizar a prova?

Candidatos que precisam de condições especiais para realizar a prova podem fazer a solicitação no ato da inscrição. Esses casos se aplicam a pessoas cegas, com baixa visão, surdas, com deficiência física ou problemas de mobilidade, com dificuldades para preencher o cartão-resposta, lactantes, em privação de liberdade ou outras condições.

Cotas

Metade das vagas ofertadas no Edital 04/DEING/2023/1 são reservadas a candidatos provenientes de escolas públicas. Há ainda cotas para estudantes com baixa renda, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para participar do processo seletivo pelo sistema de cotas, essa opção deve ser feita no momento da inscrição.

Como será o exame de classificação?

O exame de classificação será realizado em 27 de novembro, a partir das 14h, nos locais que serão divulgados em 11 de novembro.

A prova terá 20 questões de múltipla escolha sobre conteúdos do ensino fundamental: dez questões de Língua Portuguesa e dez de Matemática. Os candidatos terão até três horas para realizar a prova.

Para o exame, os candidatos devem levar um documento oficial de identidade com foto e caneta esferográfica azul (feita de material externo transparente).

É possível consultar as provas e gabaritos de exames anteriores no Portal do IFSC. O conteúdo programático do exame está apresentado no Edital 04/DEING/2023/1.

Quando sai o resultado do exame?

A lista com os aprovados em primeira chamada será divulgada em 17 de dezembro. Os selecionados deverão fazer a matrícula on-line de 16 a 26 de janeiro de 2023.

Sobre os cursos técnicos integrados

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são voltados a quem concluiu o ensino fundamental ou concluir até a data da matrícula. Nesses cursos o estudante faz o ensino médio e a formação técnica ao mesmo tempo, com uma mesma matrícula, reunindo os conhecimentos do ensino médio e as competências da educação profissional.

Cursos do Câmpus Joinville

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS JOINVILLE NEWS